Saúde

Profissionais de Enfermagem participam de ato pela valorização da categoria

No Piauí, são 21.255 profissionais técnicos e auxiliares de Enfermagem, que representam mais de 50% da força de trabalho na saúde.

Redação

Quinta - 21/05/2020 às 17:08



Foto: Ascom Protesto
Protesto

Nesta quarta-feira (20), dia dedicado aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) organizou um ato silencioso que chama a atenção para a valorização e proteção da categoria. A ação aconteceu no adro da Igreja São Benedito.

Com a presença de 30 técnicos e auxiliares de enfermagem representando os quase 30 mil profissionais de enfermagem do Piauí, o ato teve como objetivo mostrar a importância da categoria e reivindicar melhores condições de trabalho, regulamentação da carga horária de 30 horas semanais e piso salarial instituído a nível federal, estadual e municipal.

No Piauí, são 21.255 profissionais técnicos e auxiliares de Enfermagem, que representam mais de 50% da força de trabalho na saúde. De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, a categoria não tem o que comemorar.

A técnica de Enfermagem, Remédios Monteiro, participou do ato e conta que este ano a comemoração foi diferente. "Sem abraços, sem bolo, e sim, um ato de grande importância da enfermagem. Mostrando em silêncio nossa visibilidade e reivindicações de direitos esquecidos sempre por nossos gestores. O Coren-PI está de parabéns pela iniciativa deste ato", afirma.

Para o enfermeiro Kleiton Richard, o ato teve grande importância no sentido de chamar a atenção das autoridades para as inúmeras necessidades dos profissionais de enfermagem. "Precisamos ser valorizados, leis específicas, dimensionamento, carga horária, repouso com qualidade. Diante de todo o processo de assistência, faz-se necessário lembrar que sem enfermagem não se faz saúde", defende.

"Estamos vivendo uma batalha onde estamos na linha de frente contra a Covid-19. A enfermagem sempre foi invisível para os olhos da sociedade, porém é essencial para os serviços de saúde. Seguimos lutando para que possamos cada vez mais estar na linha de frente, como sempre estivemos, com condições de trabalho e salários justos", explica a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo. O ato encerrou as atividades da Semana de Enfermagem no Piauí.

Fonte: Priscila Florêncio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: