Saúde

Piauí vai iniciar vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades

Foram liberadas as vacinas Coronavac e Pfizer para este grupo

Alinny Maria

Quarta - 07/07/2021 às 11:48



Foto: Imagem ilustrativa Vacinação em grávidas
Vacinação em grávidas

Grávidas e puérperas sem comorbidades serão vacinadas contra Covid-19 no Piauí. O anúncio foi feito pelo próprio secretário de Saúde, Florentino Neto, nesta quarta-feira (07). A decisão foi tomada após divulgação de nota técnica pelo Ministério da Saúde no fim da tarde dessa terça-feira (6). Grávidas e puérperas com idade a partir dos 18 anos estão  liberadas para o uso dos imunizantes Coronavac e Pfizer.

Piauí apresenta redução no número de óbitos por Covid

Governo estadual autoriza a retomada das cirurgias eletivas

Especialistas discordam do uso do termo velhice em lista de doenças

Segundo o secretário, é preciso que a gestante avalie com seu médico se deve ou não tomar a vacina. É necessário uma avaliação individualizada do perfil de risco-benefício e na hora da aplicação da vacina, a gestante deve apresentar uma prescrição médica.  "Nesse momento, o benefício da vacinação neste grupo é superior aos possíveis riscos em decorrência da vacina", afirma Florentino.

Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto

Em maio, o Ministério da Saúde restringiu a recomendação de vacinação desse grupo apenas a gestantes com comorbidades, com uso de doses da Pfizer e da Coronavac. A decisão da Saúde de suspender temporariamente a oferta das doses para gestantes sem comorbidades e interromper da vacina AstraZeneca em grávidas e puéperas ocorreu após registro de um caso de trombose em uma grávida do Rio de Janeiro que recebeu a vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, com exceção do caso ocorrido no Rio de Janeiro, não foram identificados problemas de segurança relativos à vacinação de gestantes. Em relação as puérperas, a vacinação poderá ser feita normalmente e sem interrupção da vacinação.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: