Saúde

Piauí terá projeto pioneiro de castração gratuita de animais domésticos

A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)

Da Redação

Terça - 23/05/2023 às 11:46



Foto: Divulgação Piauí Pet Castramóvel
Piauí Pet Castramóvel

No dia 5 de junho, o Governo do Piauí irá inaugurar o Piauí Pet Castramóvel, o primeiro projeto estadual de castração gratuita de animais domésticos, com foco especial nos animais de rua.

A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o lançamento ocorrerá durante uma cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio de Karnak. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e outras autoridades estarão presentes, bem como membros da comunidade.

O projeto recebeu o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, que destinou emendas parlamentares para sua implementação, e da vereadora de Teresina Thanandra Sarapatinhas.

"É com grande satisfação que anunciamos a aquisição do veículo que será utilizado como o primeiro castramóvel do estado. Esse projeto fortalecerá toda a política estadual voltada para o cuidado com nossos animais, sejam eles domésticos ou em situação de rua", afirmou Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Piauí Pet Castramóvel atuará de forma itinerante em todo o estado, em parceria com ONGs e protetores de animais. A castração é uma medida importante para o controle populacional dos animais de rua, prevenção do abandono, e garantia de bem-estar e saúde para os animais e a população. Além disso, a iniciativa contribuirá para reduzir os riscos de transmissão de doenças para as pessoas, como a leishmaniose.

A Semarh continua ampliando a política de proteção animal no Piauí e tem planos de criar o 1º Conselho Estadual de Defesa e Proteção aos Animais. O projeto de lei que estabelece a criação do conselho será enviado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pelo governador Rafael Fonteles em breve.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: