HGV

HGV realiza atividade em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Foram discutidos temas como medidas preventivas e Protocolos de Segurança do Paciente.


Foram discutidos temas como medidas preventivas

Foram discutidos temas como medidas preventivas Foto: Divulgação/Governo do Piauí

Com o tema ¨Trabalhador Seguro e Paciente Seguro¨, foi realizado, na manhã desta segunda-feira (14), um treinamento multidisciplinar voltado aos psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos do Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento faz parte da programação das atividades do HGV em alusão ao “Dia Mundial da Segurança do Paciente”, celebrado no próximo dia 17 de setembro. Por causa da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu que este ano a campanha estará focada, principalmente, nos profissionais de saúde.

Na oportunidade, foram discutidos temas como medidas preventivas (uso adequado dos EPIs e sequência correta de paramentação e desparamentação) e Protocolos de Segurança do Paciente. Também houve dinâmica de grupo, abordando as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, todas já implantadas pelo HGV: identificar corretamente o paciente, melhorar a efetividade da comunicação, melhorar a segurança das medicações, proporcionar uma cirurgia segura, reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado em saúde e reduzir o risco de lesões por pressão e de quedas.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, destaca que o hospital desenvolve várias atividades ao longo do ano, com o objetivo de disseminar os protocolos que reforçam a prática de segurança tanto de pacientes quanto de colaboradores. “Procuramos fortalecer a cultura da qualidade e da segurança, com foco no envolvimento de pacientes e equipes multidisciplinares para um cuidado mais seguro, atuando todos juntos em rotinas e procedimentos¨, conclui.

Fonte: Governo do Piauí

Próxima notícia

Dê sua opinião: