O governador Wellington Dias (PT) assinou neste sábado (26), o decreto retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em todo Piauí. A medida já tinha sido autorizada pelo Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), o
Apesar da medida, o uso de máscaras em locais fechados ainda continua válido e obrigatório. A flexibilização não vale para idosos e imunossuprimidos
“Permanece obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, ficando facultado o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, com a obrigatoriedade de imunização com a dose de reforço/3ª dose, de acordo com calendário de vacinação”, consta no artigo 3º.
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO
A apresentação do comprovante de vacinação foi ampliada para novos lugares, agora bufês e shoppings precisam pedir o comprovante.
Outra novidade foi a autorização do retorno de 100% das atividades em auto escolas. A libertação do limite de público para 80% em locais fechados e 100% para locais abertos.
QUARTA DOSE
No documento também fala sobre a recomendação da quarta dose da vacina para a covid-19, que vai vale para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, a partir do dia 28 de março de 2022.
TERESINA FLEXIBILIZA O USO DE MÁSCARAS
Apesar do decreto estadual não permitir a retirada das máscaras em ambiente fechado, a Prefeitura de Teresina começa na segunda (28) mais uma etapa da de flexibilização. Na quarta etapa, não será mais obrigatório o uso de máscara facial em ambientes fechados. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) do município nessa quinta-feira (24), que considerou a redução no número de casos positivos para Covid-19, transmissibilidade e ocupação de leitos de UTI em Teresina.
Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país
Piauí chega a 100% da população imunizada com a primeira dose