Saúde

CENTRAIS DE DIAGNÓSTICO

Centrais de Diagnóstico descentralizam serviços de saúde no Piauí

Até julho, serão entregues 12 Centrais de Diagnóstico, das quais quatro já foram inauguradas nos municípios de Picos, Esperantina, Piripiri e Parnaíba

Da Redação

Sábado - 25/01/2025 às 12:00



Foto: CCOM-PI Centrais de Diagnóstico
Centrais de Diagnóstico

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando para ampliar o acesso aos serviços de saúde no estado, descentralizando o atendimento. Uma das ações nesse sentido são as Centrais de Diagnóstico, que visam facilitar o acesso da população, diminuindo a necessidade de viagens a outros municípios para realizar exames e consultas. Essa iniciativa fortalece a saúde pública local e busca melhorar a eficiência no atendimento.

Até julho, serão entregues 12 Centrais de Diagnóstico, com quatro já funcionando em Picos, Esperantina, Piripiri e Parnaíba. Entre os serviços oferecidos estão exames de imagem como raio-X, mamografia, ultrassom, tomografia e exames laboratoriais.

Para ter acesso aos serviços, os usuários do SUS precisam primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o agendamento e obter a solicitação.

As Centrais também contam com salas do programa Piauí Saúde Digital, permitindo que os pacientes sejam atendidos por clínicos gerais de forma rápida, sem agendamento prévio.

Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, ressaltou a importância do projeto para o estado: “Com as Centrais de Diagnóstico, conseguimos levar o atendimento para mais perto da população. O programa Piauí Saúde Digital torna o acesso mais rápido. As cidades escolhidas foram selecionadas para cobrir todas as regiões e atender o maior número possível de pacientes, especialmente aqueles que estão em locais mais afastados, e tudo de forma gratuita”, afirmou.

As Centrais são equipadas com tecnologias modernas, o que garante maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

Fonte: CCOM PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<