O prefeito reeleito de Baixa Grande do Ribeiro, Dr. José Luís (PT), disse ao Piauí Hoje que o principal desafio do município é a distância da capital, que é de cerca de 600 quilômetros. Com um dos maiores escoamentos de soja do estado, a cidade tem aproximadamente 70 quilômetros de estrada ruim, o que prejudica a produção.
"Estamos pedindo ao governador que olhe, ainda mais, com bons olhos pro Sul do estado. Sabemos que ele tem feito muito pelos municípios da região, mas nós precisamos desse trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, que passa aproximadamente 200 carretas por dias, porque será intrafegável quando realmente começar o período chuvoso", disse.
O trecho a que o prefeito se refere é da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, e é um importante corredor de escoamento de grãos.
Segundo o prefeito, a produção de soja "tem dado vida própria à cidade". Em entrevista ao Piauí Hoje, o gestor também falou sobre a sua relação com os fazendeiros que produzem na região.
"O governador é do PT, mas ele tem uma boa relação com todos os fazendeiros da nossa região. Todos têm uma admiração muito grande pelo Rafael. E nós, quando fomos eleitos, a primeira coisa que nós fizemos foi visitar todas as fazendas, sem exceção, para conversar, se não com os donos, mas com os gerentes, para nos colocar à disposição deles. Sabemos que eles dependem muito pouco da prefeitura, e a prefeitura depende muito deles", explica.
Confira a entrevista: