VOTAÇÃO EXPRESSIVA
Por Natalia Costa
07 de outubro de 2026 às 13:46 ▪ Atualizado há 46 minutos
A cidade de Timon, no Maranhão, vizinha de Teresina e separada da capital piauiense pelo Rio Parnaíba, voltou a registrar uma votação expressiva para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. No primeiro turno, realizado no domingo (4), o petista recebeu 67.010 votos, correspondentes a 66,39% dos votos válidos no município.
O resultado mantém Lula como o candidato mais votado em Timon, mas mostra uma mudança em relação à eleição presidencial de 2022. Naquele ano, quando também disputou o primeiro turno, Lula recebeu 66.012 votos, equivalentes a 71,05% dos votos válidos na cidade.
Assim, em números absolutos, Lula teve 998 votos a mais em Timon em 2026. Apesar do crescimento no total de votos, a participação percentual caiu 4,66 pontos percentuais, passando de 71,05% para 66,39%. A redução ocorreu em um cenário de crescimento do eleitorado e também da votação de outros candidatos.
Em 2026, o segundo colocado em Timon foi Flávio Bolsonaro (PL), com 28.444 votos, ou 28,18% dos válidos. A diferença entre os dois candidatos no município foi de 38.566 votos.

Cidade maranhense é ligada diretamente a Teresina
O resultado eleitoral chama atenção também pela localização de Timon. O município está na margem esquerda do Rio Parnaíba, exatamente na divisa com o Piauí, tendo Teresina como cidade vizinha. As duas cidades fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, formando uma área de intensa circulação de moradores, trabalhadores e serviços.
A ligação física entre os dois municípios ocorre por estruturas como a Ponte Metálica João Luís Ferreira, um dos símbolos da conexão entre Maranhão e Piauí. A ponte sobre o Rio Parnaíba foi concebida no início do século XX para integrar os sistemas ferroviários dos dois estados e acabou se tornando também um importante elo entre Timon e Teresina.
A história de Timon está, inclusive, diretamente relacionada a essa posição estratégica. O povoamento da região ganhou impulso com a necessidade de comunicação entre localidades do Maranhão e do Piauí e com a travessia do Parnaíba. A área era conhecida como São José da Parnaíba e, posteriormente, passou a ser chamada de Flores.
Flores foi elevada à categoria de vila em 1890 e chegou à condição de cidade nas primeiras décadas do século XX. Em 1943, o município passou oficialmente a se chamar Timon, nome relacionado ao jornalista maranhense João Lisboa.
Atualmente, Timon possui 174.465 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, e tem população estimada em 183.123 pessoas em 2026.
Votação no Nordeste
O desempenho de Lula em Timon também ocorre dentro de um cenário mais amplo de força eleitoral do petista no Nordeste. No primeiro turno de 2026, Lula foi o candidato mais votado nos nove estados da região, somando 21,49 milhões de votos, o equivalente a 63,77% dos votos válidos nordestinos.
No entanto, assim como ocorreu em Timon, a comparação com 2022 mostra redução percentual da votação de Lula no Nordeste. O petista passou de 21,75 milhões de votos na região em 2022 para 21,49 milhões em 2026, uma queda de aproximadamente 1,2% em números absolutos.
Mesmo com essa redução percentual, Timon apresentou um movimento diferente em números absolutos: Lula ampliou sua quantidade de votos na cidade vizinha de Teresina, passando de 66.012 para 67.010 votos entre os primeiros turnos de 2022 e 2026.
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
NOVO CARGO
EMENDAS
CASSAÇÃO ELEITORAL