Política

DECISÃO

Themístocles confirma que não será candidato a vice na chapa de Rafael Fonteles em 2026

A tendência é que ele assuma uma nova função pública, com seu nome sendo cogitado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI)

Da Redação

Segunda - 30/06/2025 às 12:06



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Themístocles Filho e Rafael Fonteles: visões diferentes
Themístocles Filho e Rafael Fonteles: visões diferentes

O atual vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB), comunicou ao governador Rafael Fonteles (PT) que não será candidato à reeleição como vice na chapa governista para as eleições de 2026. A informação foi confirmada por interlocutores próximos ao Palácio de Karnak e encerra as especulações sobre sua permanência na composição majoritária.

Themístocles já havia sinalizado internamente que não pretendia disputar novamente o cargo, e agora, segundo fontes, formalizou sua decisão ao próprio governador. A tendência é que ele assuma uma nova função pública, com seu nome sendo cogitado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Com a saída de Themístocles da disputa, o governador Rafael Fonteles deve intensificar as articulações para definir o novo nome do candidato a vice-governador, que será indicado pelo PT. Entre os cotados estão:

  • Washington Bandeira, secretário da Educação;

  • Chico Lucas, secretário da Segurança Pública;

  • Vinícius Dias, médico e filho do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

A definição faz parte da estratégia de Fonteles para manter o equilíbrio entre os principais partidos aliados, PT, PSD e MDB, e consolidar uma chapa única para a disputa eleitoral de 2026. Na mesma composição, o deputado federal Júlio César Lima (PSD) e o senador Marcelo Castro (MDB) devem disputar as duas vagas ao Senado.

Notícia relacionada:

Júlio César e Marcelo Castro são os candidatos do governo ao Senado; vice será do PT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: