O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, autoriza nesta sexta-feira (30) a implantação de reajuste salarial e mudança de nível funcional dos servidores do Legislativo estadual. O anúncio foi feito na quarta-feira (28) à noite, durante entrevista ao Podcast do Portal Piauí Hoje, comandado pelo jornalista Luiz Brandão.
Segundo o presidente, os servidores da Assembleia ficaram dois anos sem qualquer recomposição salarial e, já no primeiro ano da atual gestão, foi possível conceder um reajuste de 7%. “Conseguimos realizar esse reajuste de 7%. Ainda não foi o que eles desejavam, mas foi o que foi possível. Temos que respeitar a lei e fazer uma gestão responsável, com os pés no chão”, afirmou.
Além do reajuste, a Alepi implantou gratificações por titulação que ainda não estavam sendo pagas
Severo Eulálio destacou que a valorização do servidor é um dos pilares do programa Avança Alepe, lançado no início da gestão. Além do reajuste, a presidência implantou gratificações por titulação que ainda não estavam sendo pagas, além de avançar nas progressões de carreira. “Implantamos as gratificações por titulação, implantamos o reajuste e agora vamos fazer as alterações necessárias nas progressões das carreiras dos nossos servidores”, explicou.
Outro anúncio importante feito pelo presidente foi a implementação da mudança de nível dos servidores já na folha de pagamento. De acordo com ele, a medida deve ser efetivada após reunião com os servidores. “Nós vamos executar essa mudança de nível. Até sexta-feira nós iremos nos reunir com os servidores da Casa e implementar”, disse, em referência ao prazo imediato para a medida.
Severo também garantiu que todos os aprovados no concurso público realizado em 2023 serão convocados dentro do prazo de validade. “Nós não vamos realizar um novo concurso, uma vez que esse ainda está válido. Vamos convocar todos os aprovados dentro do número de vagas até o fim da validade”, assegurou.
A gestão também tem investido em ações voltadas à saúde mental e às condições de trabalho dos servidores. Um dos destaques é o programa Bem-Estar Alepe, que oferece atendimento psicológico e terapias diversas. “É um programa muito procurado. Quando a gente fala de saúde mental, estamos falando de algo que impacta diretamente o ambiente de trabalho”, pontuou.
Segundo dados públicos disponíveis no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Piauí, a Casa funciona com recursos do duodécimo repassado mensalmente pelo Governo do Estado, conforme o orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual. Em 2024, o orçamento do Legislativo estadual girou em torno de R$ 500 milhões, valor destinado ao custeio das atividades parlamentares e administrativas.
Veja a entrevista completa do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí no canal do portal Piauí Hoje no YouTube
Mais conteúdo sobre:
#presidente #Assembleia Legislativa do Piauí #deputado Severo Eulálio #reajuste salarial #mudança de nível #Avança Alepi #valorização #servidor público