Política

MUDANÇA OAB

Senado aprova mudanças na estrutura da OAB

Projeto cria novos cargos na diretoria e visa maior flexibilidade organizacional

Teresinha Ferreira

02 de setembro de 2026 às 23:45

Ver resumo
  • O Senado aprovou o Projeto de Lei 1.743/2024 em regime de urgência.
  • O projeto modifica a estrutura do Conselho Federal da OAB.
  • Novos cargos, como diretor administrativo e executivo, foram criados.
  • O cargo de secretário-geral adjunto será substituído.
  • Diretorias temporárias poderão ser criadas para atender demandas específicas.
  • O parecer do relator Rodrigo Pacheco foi favorável, com emenda para seguir o Regulamento Geral da OAB.
  • A urgência eliminou a análise pela CCJ.
  • Mudanças visam reforçar a estrutura interna da OAB e seu papel na democracia.
  • Rodrigo Pacheco foi aprovado como ministro do TCU, decisão validada pela Câmara e Senado.

Senado Notícias Senado federal
Senado federal

O Senado aprovou, na quarta-feira (2), em regime de urgência, o Projeto de Lei 1.743/2024. A proposta modifica a estrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a inclusão de novos cargos e uma atualização de funções. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

Proposto pelo deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), o projeto altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906, de 1994), criando os cargos de diretor administrativo e diretor executivo, substituindo o de secretário-geral adjunto. Além disso, a proposta permite a criação de diretorias temporárias nos conselhos seccionais para atender demandas específicas.

O relator do projeto, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um parecer favorável, incluindo uma emenda de redação para garantir que a criação dessas diretorias siga o Regulamento Geral da OAB. A análise em urgência eliminou a apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Rodrigo Pacheco, advogado e ex-conselheiro da OAB, destacou a relevância das mudanças para a estrutura interna da entidade, reforçando o papel essencial da advocacia na democracia e na defesa dos cidadãos.

No mesmo dia, a Câmara dos Deputados aprovou a indicação de Pacheco para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), já aprovada pelo Senado na terça-feira (1º).

Fonte: Senado Notícias