O Senado aprovou nesta quinta-feira (12) o projeto de lei que prevê a criação da Alada, nova empresa pública dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços aeroespaciais no Brasil, informa O Globo. O texto, que já vinha sendo chamado nos bastidores do governo de "Embraer do espaço", segue agora para sanção presidencial.
De acordo com o projeto, a Alada terá como principal objetivo explorar economicamente a infraestrutura e navegação aeroespaciais, além de desenvolver projetos e equipamentos relacionados ao setor. A empresa será subsidiária da NAV Brasil, estatal responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro.
A estatal será responsável por executar atividades estratégicas como o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, produção de equipamentos de comunicação e navegação, além de operações de suporte técnico ao controle aéreo. O projeto de lei assinado pelo presidente Lula (PT) nesta quinta-feira também prevê a realização de contratos para desenvolvimento de projetos com empresas privadas e outros órgãos públicos. O Planalto ainda não divulgou detalhes sobre custos previstos com a criação da empresa.
Fonte: Brasil 247