Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) foram deslocadas para Picos, a 315 km de Teresina, para atender as famílias atingidas pelas intensas chuvas que afetaram o município no último fim de semana. Nesta segunda-feira (30), representantes da Sasc, Defesa Civil, Prefeitura e vereadores se reuniram na Câmara Municipal para traçar um plano de ação voltado à assistência das vítimas.
Os bairros mais atingidos incluem Morada do Sol, Paroquial, Passagem das Pedras, Aerolândia, DNER, Ipueiras, Emaús/Canto da Várzea e Morro da AABB. A Defesa Civil está realizando um levantamento detalhado para determinar o número exato de famílias desalojadas e avaliar os danos causados pelas chuvas.
De acordo com Ananias Cruz, gerente de Proteção Social da Sasc, a prioridade na tarde desta segunda-feira será identificar as famílias em risco e suas necessidades imediatas, como alimentos, colchões e abrigos temporários. “Vamos definir um ponto de referência onde as pessoas poderão procurar assistência”, explicou Cruz.
Além do trabalho conjunto entre o Governo Estadual e a gestão municipal, voluntários estão sendo mobilizados para agilizar o atendimento. Equipes multidisciplinares estarão nos bairros mais afetados, prestando assistência imediata às famílias e coordenando as ações de ajuda humanitária.
Fonte: CCOM/PI