VACINA

Sancionada lei que inclui pessoas com deficiência no grupo prioritário da vacinação

O dispositivo esclarece que caberá à Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência


Portador de deficiência

Portador de deficiência Foto: Reprodução

Foi sancionada pelo governador Wellington Dias a lei que estabelece prioridade das pessoas com deficiência para vacinação contra a Covid-19 no Piauí. A iniciativa é de autoria do Deputado Estadual Franzé Silva e vai beneficiar mais de oitocentas mil pessoas em todo o Estado.

O dispositivo esclarece que caberá à Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelecer as diretrizes para a operacionalização e efetivação da medida, voltada para pessoas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e, por isso, estão impedidas de participar de forma plena e efetiva de diversas atividades na sociedade, em igualdade de condições com outras pessoas.

>>Pedido coletivo de impeachment vai incluir colapso por falta de oxigênio no Pará

>>Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos


“As pessoas com deficiência também integram o grupo de risco, pois possuem diferentes comorbidades que as tornam muito vulneráveis ao coronavírus. Queremos que essa lei venha de fato garantir mais saúde para as pessoas com deficiência no nosso Estado através da imunização”, comemorou o parlamentar.

Segundo o último censo do IBGE, pelo menos vinte e oito por cento da população do Estado possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a um total de 860 mil pessoas.

Fonte: Cristiane Pinheiro

Próxima notícia

Dê sua opinião: