ELEIÇÕES 2022

Rafael Fonteles vence em todos os cenários em nova pesquisa Datamax; veja números

Com apoio do Lula, Rafael tem 57,01% dos votos contra 36,2% de Silvio Mendes com apoio de Ciro Nogueira


Rafael Fonteles X Silvio Mendes

Rafael Fonteles X Silvio Mendes Foto: Montagem

O Instituto Datamax divulgou, nesta terça-feira (06), nova pesquisa de intenções de votos para governador do Piauí. O candidato do PT, Rafael Fonteles, é o preferido dos entrevistados com 49,31% dos votos válidos. Já o candidato Silvio Mendes (União Brasil), tem 44,40%. Rafael Fonteles vence em todos os cenários da pesquisa. 

Com o apoio do ex-presidente Lula, Rafael sobe mais de 20 pontos percentuais, alcançando 57,01% dos votos válidos. Silvio Mendes, com o apoio do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), aparece com 36,2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, com 2 mil entrevistados em todo o Piauí. O levantamento revela pouca variação entre os demais candidatos em relação a pesquisas anteriores. Coronel Diego Melo (PL) aparece com 2,64% dos votos válidos; Gessy Lima (PSC), 1,51%; Madalena Nunes (PSOL), 1,01%; Geraldo Carvalho (PSTU), 0,44%; Ravenna Castro (PMN), 0,31%; Gustavo Henrique (Patriota), 0,25%; e Lourdes Melo (PCO), 0,13%.


Considerando os apoios, Diego Melo aparece com 4,24% com apoio de Jair Bolsonaro; Gessy Lima, apoiada por Pastor Everaldo, teria 0,90%; Madalena Nunes, apoiada por Juliano Medeiros, 0,72%; Geraldo Carvalho, apoiado por Zé Maria, 0,36%; Ravenna Castro, apoiada por Carlos Massarollo, 0,30%; Lourdes Melo, apoiada por Rui Pimenta, 0,24%; e Gustavo Henrique, apoiado por Fred Costa, 0,12% dos votos válidos.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, considerando os indecisos e percentuais de brancos e nulos, Rafael Fonteles aparece com 23,45% e Sílvio Mendes com 23,35%. Do total de entrevistados, 2,40% responderam espontaneamente que votarão no candidato do PT, 1,25% em Wellington Dias, 0,65% em Lula e 0,65% em Diego Melo, além de outros nomes citados com percentuais menores. Outros 43,20% disseram que não sabem ou não quiseram opinar, e 3,30% que anularão o voto ou votarão em branco.

RAFAEL CRESCE EM TERESINA

A Pesquisa Datamax também revela crescimento significativo da candidatura de Rafael Fonteles em Teresina. De acordo com o levantamento, ele está tecnicamente empatado com Silvio Mendes na capital, sem considerar os apoios, e já ultrapassa o adversário quando o entrevistado é informado de que é o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa do Instituto Datamax foi realizada entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, por encomenda da TV Antena 10. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 80 municípios do Piauí, distribuídos por cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado total desses municípios.

A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sob o número PI-01216/2022, e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-03930/2022.

RENOVAÇÃO POLÍTICA 

O Instituto Datamax também questionou aso entrevistados qual dos candidatos a governador mais representa renovação política. Rafael Fonteles foi citado por 30,30%, enquanto Sílvio Mendes por 23,60%. Os demais candidatos foram citados por menos de 3% dos entrevistados.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Piauí nesta terça-feira (06)

Amostragem: Veja os candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual no Piauí

Amostragem: Wellington Dias lidera com folga a disputa pelo Senado no Piauí

Lula volta a abrir vantagem em relação a Bolsonaro em pesquisa BTG/FSB

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: