ELEIÇÕES 2022

Rafael Fonteles foi eleito com votação recorde de mais de 1.115 milhões de votos

Aos 37 anos, Rafael Fonteles é mais jovem governador eleito no Piauí


Rafael Fonteles na festa da vitória

Rafael Fonteles na festa da vitória Foto: Divulgação

O candidato a governador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rafael Fonteles, foi eleito governador do Piauí no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos, o equivalente a 1.115.139, a maior votação já obtida por um candidato no Estado. Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), que obteve 41,63%.

“Vou cuidar de todo o Estado do Piauí, de todos e todas, sem deixar ninguém para trás", disse Rafael. "Fizemos a campanha mais alegre do Brasil”.  

Rafael Fonteles agradeceu o empenho da família e de todos que contribuíram com a sua campanha, em especial, ao senador eleito Wellington Dias e todos os parlamentares e candidatos que ajudaram nessa eleição. Ele dedicou a vitória ao pai, Nazareno Fonteles. “Essa vitória é sua”, disse Rafael.  

Resultado da eleição para governador no Piauí/Foto: TSE
Ressaltou que a partir desta segunda-feira (03) já começa a transição e vai trabalhar para eleger Lula no segundo turno. “Sudeste, São Paulo, Rio e Minas mais uma vez caíram na máquina de Fake News, mas o Nordeste se manteve na trincheira. Vamos ajudar o Brasil a se livrar dessa tragédia que é o Bolsonaro”, declarou o governador eleito.  


Aos 37 anos de idade, é a primeira vez que Rafael Fonteles disputa um cargo político. Ele sucede o também petista Wellington Dias, que já foi eleito quatro vezes governador do Piauí no primeiro turno e agora foi eleito para o senado Federal. Rafael era secretário estadual da Fazenda do então governador e coordenou o maior programa de investimentos para acelerar a economia pós pandemia, o PRO Piauí.    


Rafael foi eleito tendo na chapa como vice-governador Themístocles Filho (MDB), que era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.  

Dentre as propostas defendidas por Rafael Fonteles durante a campanha, e que ele promete priorizar logo no início do governo, está a questão da modernização da segurança pública. Segundo Rafael, ele vai conduzir pessoalmente, logo ao assumir o cargo em janeiro de 2023, reuniões com os comandantes das polícias civis e militares. E vai combater com pulso firme a guerra de facções, priorizando o chamamento de 1000 homens e mulheres para a política militar e ainda investindo na inteligência da polícia civil.  


Rafael também defende um forte investimento na geração de emprego, renda e trabalho, com a geração de 80 mil empregos. Disse que vai ampliar a atração de empresas, fortalecer as cadeias produtivas e os empreendedores, inclusive os pequenos e médios negócios. Entre as principais propostas estão, facilitar o acesso ao crédito para que esses empreendedores possam fortalecer a ampliar os seus negócios.  


Currículo do governador eleito Rafael Fonteles

Rafael Tajra Fonteles, 37 anos, é Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ), concluído aos 21 anos, com obtenção de grau máximo (A).

Em janeiro de 2015 assumi, aos 29 anos de idade, o cargo de Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, a convite do então governador eleito Wellington Dias. Coordenou o programa de investimentos do governo estadual, denominado PRO Piauí. Permaneceu nos dois cargos até o dia 31 de março de 2022.

Também presidiu o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda-dos 27 Estados do Brasil, por dois mandatos, ambos eleitos por unanimidade, tanto no ano de 2019 como em 2021. Teve que deixar o cargo para ser candidato a governador do Piauí nas eleições de 2022.

Desde estudante, Rafael se destacou como aluno exemplar (aplicado) do Instituto Dom Barreto, que já foi considerado um dos melhores colégios do país. Inclusive, na época, representou o Brasil fora do país, recebendo premiações em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente.

Pelo seu desempenho na vida estudantil, foi convidado para ser professor de Matemática do Dom Barreto. Depois, resolveu empreender, montou o próprio cursinho aos 17 anos, que hoje tornou-se um dos maiores colégios particulares de Teresina, o Centro Educacional (CEV). E ainda investiu na faculdade, criou o Instituto de Ensino Superior (ICEV), voltado para o direito aplicado, negócios, gestão e tecnologia.    

E a vida acadêmica de Rafael na universidade também não foi diferente, concluiu o curso superior de bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), aos 19 anos, com obtenção de índice de rendimento acadêmico máximo (10,0). Foi o único estudante da instituição a conseguir tal mérito.

Na vida pessoal, Rafael é casado com a médica Isabel Araújo e pai da Teresa, do Thomaz e da Elisa. Ele é filho do ex-deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que também é médico e matemático, com a enfermeira Nereida Tajra.

Próxima notícia

Dê sua opinião: