A engenheira agrônoma e corretora de imóveis Deise Aragão Mattei, considerada uma "bolsonarista raiz", foi nomeada para comandar a representação regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, em Parnaíba. Ela foi indicada ao cargo pelo deputado federal Jadiel Alencar (PV).
A nomeação de Deise Mattei ocorreu dia 25 de agosto e causou desconforto entre as lideranças políticas e de movimentos sociais porque ela e o marido Alisson Aragão, também agrônomo e corretor de imóveis, são anti-petistas e há anos fazem campanha aberta e radical contra o PT e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ligados politicamente ao grupo do prefeito de Parnaíba, Franscisco de Moraes Sousa, o Mão Santa, Deise e Alisson fizeram campanha pesada contra Lula e em favor da reeleição do então presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022
De acordo com fonte do portal, além de Bolsonaro, o casal apoiou ativamente o candidato a governador Silvio Mendes (União Brasil), bem como a candidata a deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) e o candidato a deputado federal Jadiel Alencar (PV).
Apesar de fazer campanha aberta contra Lula e sempre criticar o PT, Deise assumiu cargo no governo petista sem nenhum constrangimento. "Isso provoca aquilo que chama de vergonha alheia", diz um petista.
A nova chefe do ICMBio em Parnaíba não boba. Para não chamar a atenção sobre sua preferência política e a sua campanha em favor de Bolsonaro e anti-Lula nas eleições do ano passado, ela apagou todas as suas postagens políticas das suas redes sociais.
Intervenção e golpe
O casal Deise e Alisson é considerado anti-petista militante radical. É de um grupo que não aceitou o resultado da eleição do presidente Lula. Ela e ele são apoiadores de Mão Santa e Jair Bolsonaro.
"Esse casal faz parte do grupo de bolsonaristas radicais de Parnaíba que foram para frente do Tiro de Guerra do Exército defender a intervenção militar e golpe de estado para Lula não assumir", diz um dirigente do PT em Parnaíba.
A ex-governadora do Piauí, Regina Sousa, amiga pessoal do presidente Lula e um das lideranças mais respeitadas do PT, foi informada da nomeação da bolsonarista. Ela considera o ato um deboche. "Estamos novamente chocando o ovo da cascavel", teria dito Regina Sousa durante conversa com lideranças política do PT em Parnaíba.
Versão
A reportagem do portal não conseguiu contato com Deise e o Alisson Aragão. Mas o espaço para versão do casal está aberto e garantido e a matéria será atualizada caso o casal queira se pronunciar.