Política

Problemas de drenagem serão sanados com galeria da zona leste, afirma Aluísio Sampaio

Vereador ressaltou que o problema vem de outras épocas, mas que avançam os investimentos

Quarta - 11/09/2019 às 20:27



Foto: Icone Vereador Aluísio Sampaio
Vereador Aluísio Sampaio

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) subiu na tribuna na manhã desta quarta-feira (11) para relembrar os problemas estruturantes de drenagem que o município de Teresina enfrenta há décadas. O progressista recordou, em leitura de matéria do ano de 2009, os problemas graves que a região da zona leste da capital sofria àquela época.

 Segundo o material trazido pelo vereador à Câmara, desde a década de 60 a cidade de Teresina se expandia além das regiões entre rios com substituição de chácaras e fazendas na zona leste por núcleos habitacionais mais densos, processo intensificado com a construção da Ponte JK. Assim, grandes bairros como o Jóquei Clube, Noivos, Morada do Sol e Santa Isabel foram criados.

 "A ocupação da área acabou por desrespeitar a drenagem natural com a implantação de ruas exatamente onde havia os leitos dos riachos. A inexistência de canais de escoamento das águas pluviais aliada ao aumento das vasões decorrentes do incremento da impermeabilização provoca problemas recorrentes de inundações, causando sérios transtornos à população", discorreu o vereador.

 Aluísio também ponderou que, recentemente, a prefeitura de Teresina vem avançando na solução do problema da drenagem na cidade com investimentos na casa dos R$49 milhões para a construção da galeria da zona leste, beneficiando o entorno da Avenida Homero Castelo Branco.

"Dos 7km da obra, já temos 25% executado e a previsão é que até o fim do ano chegue na Avenida Kennedy. Isso é uma obra estruturante, de muita relevância pra cidade de Teresina e que solucionará o problema na zona leste da cidade", explicou.

 Ainda em sua fala, Sampaio lembrou que as obras dessa magnitude são, muitas vezes, ignoradas por serem internas, não visível. Além disso, afirmou que a região sul também está sendo lembrada e que a atenção deverá ter o mesmo viés da zona leste.

 "Na zona Sul, na região do Torquato Neto, há de se iniciar também por lá essas obras de escoamento e resolver um problema que aconteceu em decorrência do crescimento populacional e impermeabilização das grandes cidades", finalizou o vereador.

Nota

Galeria da zona leste

Em sessão na Câmara de Teresina, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) afirma que a galeria da zona leste está avançando, dando pôr fim aos problemas de drenagem que a capital vinha sofrendo no período chuvoso. "Isso é uma obra estruturante, de muita relevância pra cidade de Teresina e que resolverá o problema na zona leste da cidade.", explicou o vereador. Ao todo, são 7km de galeria com 25% do projeto já executado.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: