
A presidente do Parlamento do Futuro, Luiza Maria, defendeu nesta quarta-feira (28), no Palácio de Karnak o fim da discriminação na política. Os 30 estudantes que participaram do projeto da Assembleia Legislativa do Piauí estiveram nesta quarta-feira (28) com o governador Rafael Fonteles. Luiza falou em nome de todos.
“É fundamental que as pessoas de todas as raças, sexo, cores e credos tenham direito cidadão de participar da democracia e escolher seus representantes. Esse projeto [Parlamento do Futuro] é uma iniciativa espetacular, que visa à desconstrução da imagem ruim da política, sendo fundamental para o desenvolvimento e consciência política entre os jovens. Vamos nos unir pela mudança, por uma democracia mais justa, pela melhoria da educação e pela transformação do nosso país”, defendeu Luiza.
Durante discurso, a primeira mulher a assumir a presidência da Alepi em 189 anos de existência da instituição, lembrou da conquista do voto feminino no Brasil.
"É muita gratidão estar aqui hoje sendo a primeira mulher a assumir a presidência da Alepi. No dia 24 desse mês foi comemorado o dia da conquista do voto feminino. A Celina Guimarães votou pela primeira vez e isso significou uma conquista histórica na luta das mulheres pela participação dentro da política e isso é fundamental", disse.
Luiza Maria e outros estudantes tornam-se deputados e deputadas por três dias
O Parlamento do Futuro é um projeto desenvolvido pela Alepi em que estudantes da rede pública do estado vivenciam por três dias o cotidiano de um parlamentar. Nesse período os jovens cumprem todas as etapas de um pleito oficial: filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto, registro de candidaturas, campanha eleitoral, votação em urnas eletrônicas, diplomação e posse.
O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa, também acredita no poder transformador da política e defende a participação de mais jovens no fortalecimento da democracia
“Os jovens do Parlamento do Futuro são a esperança da política. Algumas pessoas têm um pensamento retrógrado em relação à política e disseminam sua criminalização. Queremos levar para a escola um pensamento que percebe a política como deve ser, como um instrumento de transformação”.
Durente a vista ao governador, eles ganharam 30 chromebooks, que são computadores portáteis e funcionam como uma ferramenta adicional de aprendizado. Em suas redes sociais, o governador Rafael Fontelwes falou sobre a importância do projeto.
"Hoje nós abrimos o Palácio de Karnak para receber convidados ilustres: são alunos das escolas públicas estaduais que participam do Programa Parlamento do Futuro, uma iniciativa que dá a eles a oportunidade de assumir o papel de um deputado ou deputada por três dias. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, que fortalece o espírito cidadão e estimula o protagonismo político dos nossos estudantes."