Política

PROGRESSISTA

PP de Ciro Nogueira adia evento em que oficializaria apoio a Tarcísio em SP

Evento estava marcado para segunda-feira (11) e foi cancelado após presidente do Progressista ser alvo da Polícia Federal

Da Redação

08 de maio de 2026 às 10:19 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • O PP adiou um evento de apoio à reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
  • Ciro Nogueira, presidente do PP, foi alvo de uma operação da Polícia Federal.
  • A investigação aponta que Nogueira recebia mesada de até R$ 500 mil do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.
  • Vorcaro teria custeado despesas pessoais de luxo e voos em jatinho para Nogueira.
  • Nogueira teria apresentado uma emenda no Senado redigida por Vorcaro.
  • Apesar do adiamento, o apoio do PP a Tarcísio nas eleições continua.
  • A defesa de Nogueira nega quaisquer irregularidades em suas condutas.

Presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira e Tarcísio de Freitas (Republicanos),
Presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira e Tarcísio de Freitas (Republicanos),

O Progressistas (PP) adiou evento de apoio à reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), previsto para a segunda-feira (11), na capital paulista. O PP é presidido pelo senador Ciro Nogueira, que foi alvo nessa quinta-feira (7) de operação da Polícia Federal, fase da Compliance Zero.

De acordo com as investigações, Ciro Nogueira recebia mesada de até R$ 500 mil do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O senador teve ainda contas em hotéis e restaurantes de luxo e voos em jatinho custeados por Vorcaro. A PF encontrou indicações de que Nogueira apresentou uma emenda no Senado redigida pelo Master.

Segundo integrantes do PP, a decisão foi tomada em conjunto, depois de uma conversa entre o governador e o presidente da sigla, Ciro Nogueira, na quinta-feira. A assessoria de Tarcísio nega que ele tenha tido contato com o senador. Apesar do adiamento do evento, o apoio do PP a Tarcísio nas eleições de outubro segue de pé.

Ciro Nogueira como "destinatário central" de vantagens indevidas

A Polícia Federal aponta que Ciro Nogueira era o “destinatário central” das vantagens indevidas atribuídas ao empresário Daniel Vorcaro, do Master. A PF dá como exemplo da relação de favorecimento entre Vorcaro e Nogueira uma emenda apresentada pelo senador à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Autonomia Financeira do Banco Central (BC).

Na parte financeira, a investigação aponta o recebimento frequente de vantagens, como pagamentos mensais, compra de participação em empresa com desconto considerado elevado, pagamento de despesas pessoais e uso de bens de alto valor. Também há indícios de recebimento de dinheiro em espécie.

Em nota, a defesa do senador afirma que "repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar"

Notícias relacionadas

Fonte: g1



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction