Política

PROPOSTA DOS PETROLEIROS

Petroleiros querem Petrobras mais estatal e controle sobre dividendos

FUP propõe a reestatização de refinarias e mudança na transição energética

Teresinha Ferreira

11 de agosto de 2026 às 13:28 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • A FUP apresentou 50 propostas para reformular o setor de óleo e gás no Brasil e apoiar a transição energética.
  • Fortalecimento do papel estatal da Petrobras, incluindo reestatização de refinarias e redução de dividendos.
  • Defesa para que a Petrobras seja operadora única no pré-sal, conforme Lei nº 12.351 de 2010.
  • Sugestão de reforma na governança da Petrobras para priorizar o interesse público e adequar remuneração aos acionistas.
  • Lançamento da Plataforma de Políticas Públicas do Setor de Óleo e Gás 2027-2031, em parceria com o Ineep.
  • Objetivo de influenciar debates nas eleições de 2026.
  • Proposta de criação de um comitê de gestão da renda petrolífera e implementação de fundos como o Fundo Estabiliza Brasil.
  • O documento se baseia em quatro eixos principais: soberania nacional, desenvolvimento social, foco na Petrobras e transição energética justa.
  • Proposta de revogação da Lei do Novo Mercado de Gás para fortalecer o refino nacional.

Agência Brasil A Federação Única dos Petroleiros (FUP)
A Federação Única dos Petroleiros (FUP)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) apresentou, na terça-feira (11), 50 propostas para reformular o setor de óleo e gás no Brasil e impulsionar a transição energética. Entre as principais demandas está o fortalecimento do papel estatal da Petrobras, incluindo a reestatização de refinarias e a redução no pagamento de dividendos aos acionistas.

Os trabalhadores, reunidos na FUP, defendem que a Petrobras volte a ser a operadora única em áreas do pré-sal, conforme a Lei nº 12.351 de 2010, alterada após 2016 pela Lei 13.365, que removeu essa obrigatoriedade.

A FUP também sugere uma reforma na governança da Petrobras para priorizar o interesse público, revisando seu estatuto social e adequando a política de remuneração aos acionistas a limites legais.

Em parceria com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), a FUP lançou a Plataforma de Políticas Públicas do Setor de Óleo e Gás 2027-2031. O documento visa influenciar debates públicos no contexto das eleições de 2026, segundo a coordenadora-geral Cibele Vieira.

A proposta inclui a criação de um comitê para gerir a renda petrolífera e a implementação de fundos como o Fundo Estabiliza Brasil, destinado a minimizar a volatilidade do mercado global de petróleo.

O documento abrange quatro eixos principais: soberania nacional, desenvolvimento social, foco na Petrobras e transição energética justa, propondo também a revogação da Lei do Novo Mercado de Gás, em favor de um modelo que fortaleça o refino nacional.

Fonte: Agência Brasil