Política

Morre aos 87 anos, Myriam Portella, primeira deputada federal eleita no Piauí

Com a idade avançada e a saúde frágil, a mulher estava internada em um hospital de Teresina com pneumonia.

Valciãn Calixto

Terça - 07/04/2020 às 16:02



Foto: Reprodução/Instagram Iracema Portella e a mãe Myriam Portella
Iracema Portella e a mãe Myriam Portella

Faleceu nesta terça-feira (07), Myriam Nogueira Portella Nunes, aos 87 anos. Com a idade avançada e a saúde frágil, a mulher estava internada em um hospital de Teresina com pneumonia.

De acordo com publicação no site da Câmara Federal, a advogada foi a primeira deputada federal eleita no Piauí, iniciando o primeiro mandato em 1987 no Congresso, onde permaneceu até 1997. Já nesse meio tempo precisou se licenciar por 20 dias para tratamento de saúde. Em 1986 havia acontecido a primeira eleição democrática após a Ditadura Militar que durou de 1964 a 1985.

Perfil da ex-deputada no site da Câmara Federal

Myriam foi esposa de Lucídio Portella, ex-governador do Piauí de 1979 a 1983 e cunhada do também ex-governador Petrônio Portella, sendo ainda mãe de Iracema Portella, que segue os passos da matriarca na política enquanto atual deputada federal pelo Progressistas.

Myriam formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi Técnica Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e ainda secretária municipal da Criança e do Adolescente.

As informações sobre velório e sepultamento da ex-primeira dama do Estado ainda não foram divulgadas pela família.

IRACEMA PORTELLA

Em publicação em suas redes sociais, a filha Iracema Portella demonstrou gratidão por todo aprendizado transmitido por Myriam.

Minha mãe, Myriam Nogueira Portella , nos deixou hoje. Não consigo agora pensar em muito para escrever, mas meu coração é só gratidão e amor por tudo que ela sempre representou pra mim e pra todos os que conviveram com ela nos seus 87 anos. Que Deus a receba, que ela continue brilhando como sempre brilhou.


CIRO NOGUEIRA

Já o senador Ciro Nogueira, comentou sobre o falecimento da ex-deputada que "sua formação humanística e a disposição de agir com amor ao próximo e solidariedade, fizeram dela também uma excepcional criatura humana, com grandes e destacáveis virtudes".


NOTA DE PESAR - Governo do Piauí

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada federal, Myriam Nogueira Portela Nunes, mãe da deputada federal Iracema Portella, nesta terça-feira (7).

Myriam Nogueira Portela Nunes foi a primeira mulher piauiense a ser eleita como deputada federal, em 1986, e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: