
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), se reuniu com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, com o objetivo de fortalecer as parcerias entre os dois países e promover a troca experiências na área social e de combate à insegurança alimentar. O encontro ocorreu na quarta-feira (12), em Assunção, no Paraguai.
“Tanto o Brasil quanto o Paraguai têm parcela significativa da população que vive do campo, da produção agropecuária, e podemos trabalhar juntos a partir de cada uma das experiências”, salientou o titular do MDS. “Estão implementando o sistema de alimentação escolar no Paraguai e é possível ter integração com o modelo brasileiro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, completou, ao lembrar que grupos de trabalho darão sequência a proposta.
Também foi tema da reunião o Cadastro Único, que permite acesso a diversos programas sociais brasileiros, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás. O sistema também proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira.
Além disso, o ministro agradeceu o apoio do país vizinho sul-americano para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20. A iniciativa visa ofertar uma cesta de experiências bem-sucedidas, a exemplo do PAA e do CadÚnico, na luta contra a miséria e a insegurança alimentar.
Durante a viagem oficial ao Paraguai, Wellington Dias também participou da 43ª Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS). O encontro serviu para a Consultoria em Políticas de Cuidado do bloco sul-americano finalizar suas atividades.
A Consultoria em Políticas de Cuidado entregou dois produtos específicos: o "Relatório de Antecedentes e Diagnóstico das Necessidades de Treinamento em Cuidados no Mercosul" e a "Proposta de Currículo para um Curso de Alto Nível sobre Atenção e Políticas Públicas no Mercosul".
Fonte: Com informações do MDS