QUITAÇÃO DE DÍVIDAS
Da Redação
06 de maio de 2026 às 12:44 ▪ Atualizado há 49 minutos
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) destacou a nova etapa do programa Desenrola Brasil, enviada ao Congresso Nacional por meio de medida provisória pelo governo Lula (PT). A iniciativa tem como objetivo ampliar as condições de renegociação de dívidas para milhões de brasileiros.
Segundo o parlamentar, a proposta deve beneficiar 30 milhões de pessoas em todo o país, especialmente famílias com renda de até cinco salários mínimos. “O governo Lula está comprometido com a família brasileira e envia mais uma medida para garantir condições vantajosas de renegociação”, afirmou.
De acordo com Merlong, o novo Desenrola prevê descontos que podem chegar a até 90% no valor das dívidas, além de permitir o parcelamento em até 48 meses. Outro ponto destacado é a possibilidade de utilizar até 20% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar débitos, o que deve facilitar a adesão ao programa.
O deputado também ressaltou a redução significativa nas taxas de juros. “Será possível trocar uma dívida com juros elevados, como os do cartão de crédito, por condições mais acessíveis, com taxa máxima de 1,99% ao mês”, explicou.
Em publicação nas redes sociais, Merlong Solano informou que o programa já está em vigor e que os interessados terão prazo de 90 dias para negociar suas pendências financeiras. Ele destacou ainda que a medida inclui condições especiais para dívidas do Fies, além de contemplar micro e pequenas empresas que buscam retomar o acesso ao crédito.
Outro ponto previsto na iniciativa é o bloqueio do acesso a plataformas de apostas online por um ano para quem aderir ao programa, como forma de incentivar a reorganização financeira das famílias.
Para o deputado, a medida representa um estímulo tanto para a recuperação econômica das famílias quanto para o aquecimento da economia. “É mais dignidade para as famílias brasileiras e mais dinheiro circulando no país”, concluiu.
Fonte: Redes sociais
DECLARAÇÃO
Economia do Petróleo
EMPREGO
ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO
Eleições 2026
Política e Saúde