Política

ELEIÇÕES 2026

Lula oficializa candidatura à reeleição em convenção do PT neste domingo em São Paulo

Presidente participa de evento do Partido dos Trabalhadores que confirma chapa com Geraldo Alckmin; Renan Santos também realiza convenção presidencial neste fim de semana

Da Redação

01 de agosto de 2026 às 09:50 ▪ Atualizado há 57 minutos

Ver resumo
  • Lula terá sua candidatura à reeleição oficializada pelo PT em convenção no dia 2 de julho.
  • Geraldo Alckmin continua como candidato a vice na chapa de Lula.
  • A chapa Lula-Alckmin é a única formada por uma aliança oficial entre partidos até agora.
  • Lula busca seu quarto mandato como presidente, tendo sido eleito em 2002 e 2006, e eleito novamente em 2022.
  • Convenções partidárias ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto, com candidaturas devendo ser registradas até 15 de agosto.
  • Além de Lula, outros candidatos estão se oficializando, como Renan Santos do partido Missão, que realiza sua convenção no dia 1º de julho.
  • Outros partidos e candidatos também têm convenções agendadas, como Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Romeu Zema.

Ricardo Stuckert/PR Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá sua candidatura à reeleição oficializada neste domingo (2), durante a convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, realizada em São Paulo. O evento confirma o nome do petista na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2026 e também mantém o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice na chapa.

Até o momento, a composição entre Lula e Alckmin é a única chapa presidencial formada oficialmente por uma aliança entre partidos. O encontro do PT marca uma das principais etapas do calendário eleitoral, já que as convenções partidárias são o momento em que as legendas definem oficialmente seus candidatos para a disputa.

Lula busca o quarto mandato como presidente da República. O petista foi eleito pela primeira vez em 2002, reeleito em 2006 e voltou ao Palácio do Planalto após vencer as eleições de 2022 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A convenção ocorre dentro do período estabelecido pela Justiça Eleitoral para a escolha dos candidatos. Os partidos podem realizar seus encontros entre 20 de julho e 5 de agosto. Após essa etapa, as siglas precisam registrar oficialmente as candidaturas junto à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Além de definir os nomes que disputarão a Presidência, as convenções também estabelecem os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Renan Santos oficializa candidatura pelo Missão em convenção neste sábado

Enquanto Lula realiza sua convenção no domingo, o empresário Renan Santos, do partido Missão, promove seu evento partidário neste sábado (1º), também em São Paulo, para oficializar sua candidatura à Presidência da República.

Renan Santos disputará sua primeira eleição presidencial e também representa uma estreia do partido Missão nas urnas. O empresário teve o nome confirmado como pré-candidato no dia 20 de julho, em um evento realizado de forma online.

A decisão de antecipar a convenção foi tomada por questões de segurança, com o objetivo de garantir o apoio da Polícia Federal durante a campanha, medida assegurada a todos os candidatos à Presidência.

Outros nomes que disputam espaço na corrida presidencial também já realizaram ou têm convenções marcadas. Entre eles estão Flávio Bolsonaro (25/7), Ronaldo Caiado (26/7), Samara Martins (26/7), Romeu Zema (27/7), Leonardo Avalanche (28/7), Hertz Dias (31/7), Rui Costa Pimenta (1º/8) e Edmilson Costa (1º/8).


Fonte: G1 Globo