Política

ELEIÇÕES 2022

Lula lidera com 42%, contra 27% de Bolsonaro, diz EXAME/IDEIA

Em um eventual segundo turno, Lula lidera todos os cenários

Da redação

Quinta - 24/02/2022 às 12:50



Foto: Divulgação Lula X Bolsonaro
Lula X Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida ao Palácio do Planalto, com 42% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 27%, seguido de Sergio Moro (Podemos), com 10%, e Ciro Gomes (PDT), com 8%.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de fevereiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05955/2022. 

Estimulada

FOTO: EXAMEPesquisa

Pesquisa

FOTO: EXAMEPesquisa

Pesquisa

Espontânea

FOTO: EXAMEPesquisa

Pesquisa

Se comparada com a última pesquisa, publicada há um mês, Bolsonaro cresceu no limite da margem de erro - na época estava com 24% das intenções de voto no primeiro turno -, o que pode indicar um aumento. Apesar disso, Maurício Moura, fundador do IDEIA, reforça que se fizer um paralelo a outros presidentes que tentaram reeleição o atual ocupante do Palácio Planalto está em situação pior.

“Os indicadores de Bolsonaro continuam piores comparados aos pares que tentaram reeleição, como a avaliação de governo, que melhorou um pouco, e a intenção de voto espontânea. Vale ressaltar que a gente vê indicadores de rejeição muito altos”, afirma o fundador do IDEIA.

O primeiro semestre é decisivo para o presidente Bolsonaro porque ele tende a definir como um candidato à reeleição deve se sair, como explica Maurício Moura. “O primeiro semestre costuma ser um período de recuperação. Isso aconteceu com Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff e parece que há sinais de que pode acontecer com o Bolsonaro”, diz.

Em um eventual segundo turno, Lula lidera todos os cenários. Contra Bolsonaro, o petista tem 49% das intenções de voto, e o atual presidente tem 35%. É a menor margem entre todos os nomes testados contra o ex-presidente, o que indica uma alta disputa entre os dois, e uma terceira via enfraquecida.

Fonte: Pensar Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: