A imprensa nacional tem repercutido o comentário com teor racista do candidato a governador do Piauí Silvio Mendes (União Brasil). Durante uma sabatina na TV Meio Norte nessa quarta-feira (31), Silvio Mendes disse à jornalista Katya Dangeles que ela era uma mulher "quase negra na pele".
A fala foi dita quando a jornalista questionou o candidato sobre feminicídio, perguntando quais projetos Silvio Mendes tem para oferecer para mulheres e minorias sociais. Veja abaixo a resposta de Silvio Mendes:
"Kátia, eu imagino, eu que te conheço desde o Diário do Povo, eu imagino quantas discriminações você já sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. Então, em nome dessas mulheres que é a maioria da população, seja do mundo, do Brasil ou do Piauí, precisa ser vista, ser olhada, mas efetivamente”.
O caso ganhou grande repercussão depois de publicação do site local Pensar Piauí. Grandes sites como Uol, DCM, Revista Fórum, Brasil 247, Estadão, Carta Capital, G1, O Globo, Metróples, entre outros repercutiram o episódio.
Apoiado pelo presidente da Casa Civil, Ciro Nogueira, o candidato Silvio Mendes disse que entrou em contato com a jornalista e pediu desculpas. Katya Dangeles ainda não se pronunciou sobre o caso.
Notícia relacionada: Silvio Mendes faz declaração racista a jornalista negra durante entrevista na TV