O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi um dos escolhidos para receber o Prêmio Darcy Ribeiro, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O nome do governador foi indicado pela senadora Jussara Lima (PSD) e pelo deputado Átila Lira (PP).
"Parabenizo o governador Rafael Fonteles pela conquista do Prêmio Darcy Ribeiro, uma honraria que reflete seu compromisso com a educação no Piauí! Essa vitória, resultado da minha indicação e da articulação dos deputados federais Átila Filho e Júlio César, é um marco para transformar a vida dos nossos jovens por meio do ensino de qualidade", disse a senadora Jussara Lima.
A premiação é concedida a pessoas ou instituições que se destacam na defesa e promoção da Educação no Brasil. Os nomes foram escolhidos na quarta-feira (30), após votação dos deputados federais que integram a Comissão de Educação da Câmara, presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL). A entrega do prêmio ocorrerá em sessão solene da Câmara dos Deputados, em data ainda não definida.
Além de Rafael Fonteles, serão homenageadas:
- a professora Heley de Abreu, que faleceu em 2017 após salvar crianças em um atentado na creche em que trabalhava, em Janauba (MG);
- a mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano, Luciana Brites.
Sobre o prêmio
Instituído em 1998 e regulamentado em 2000, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.