O governador Rafael Fonteles criou a campanha "Idosos Órfãos de Filhos Vivos", que visa ampliar e divulgar a orientação, a conscientização, a discussão e a prevenção de cuidados aos idosos. A lei foi sancionada no dia 10 de julho e publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí desta sexta-feira (12).
De autoria do deputado Marcus Vinícius Kalume (PT), a campanha passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado, e será realizada anualmente no mês de outubro, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e ao Dia Nacional do Idoso, comemorados no dia 1º do mês citado.
Segundo trecho da matéria, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) poderá promover atividades em conjunto com a iniciativa privada durante a campanha.
A campanha deve promover políticas que apoiem as famílias que desejam cuidar de seus membros idosos; orientar as pessoas sobre a importância de cuidar dos idosos; e desenvolver sistemas de suporte para aqueles que não têm famílias dispostas ou capazes de cuidar deles.