OBRAS

Governador acompanha obra de reforma e ampliação de escola no bairro Parque Piauí

A Unidade Escolar Estado do São Paulo é uma das unidades contempladas com ações do Pro Educação.


Visita a obra

Visita a obra Foto: Divulgação

A comunidade do bairro Parque Piauí, na zona sul de Teresina, receberá uma escola totalmente reformada e ampliada, isso porque a Unidade Escolar Estado de São Paulo é uma das instituições de ensino contempladas com o Pro Educação. O governador Wellington Dias visitou a unidade de ensino, nesta sexta-feira (18), para acompanhar a obra, que iniciou em agosto.

Será investido R$ 1.288.172,68 na reforma e ampliação da escola, oriundos dos recursos do precatório do Fundef. A unidade, que possui 848 alunos distribuídos em dois turnos nas três séries do Ensino Médio regular, receberá readequação da área administrativa, reforma dos banheiros com adaptação para pessoas com deficiência, execução de novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reparos na cobertura, pintura geral da escola, ampliação da biblioteca, construção de um novo laboratório de informática, cozinha, refeitório, sala multifuncional, construção de nova fachada e de vestiários na quadra poliesportiva. A unidade já possui subestação, mas será substituída por uma de maior capacidade.

A diretora da escola, Maria do Carmo, afirmou que esta é uma reforma muito esperada pela comunidade escolar e falou sobre a preparação para o momento de retorno das aulas. “Recebemos com muita satisfação e alegria essa reforma, era um sonho da nossa escola, que foi fundada em 1982 e nunca tínhamos tido uma grande reforma como esta. Então, é uma grande alegria ter uma estrutura física condizente com a quantidade de alunos que temos. Eles estão muito ansiosos para receber uma escola nova, bonita, de acordo com a nossa necessidade e com que os nossos alunos merecem. Já estamos nos preparando caso tenhamos que retornar, mesmo com a reforma, com tapetes sanitizantes para receber nossos alunos com segurança”, disse a gestora.

A unidade obteve a nota 4,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na terça-feira (15). “Essa escola tem um excelente resultado educacional, acabou de receber a nota 4,3 no Ideb 2019 e os estudantes, assim como a comunidade educacional e os profissionais que aqui trabalham, estão recebendo uma grande reforma e ampliação, tudo isso para proporcionar um bom trabalho pedagógico. Essa é mais uma obra do Pro Educação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

O governador ressaltou que a reforma irá melhorar ainda mais a qualidade de ensino na escola. “Temos um objetivo com o PRO Piauí: garantir que nessa retomada ainda se tenha o cuidado com a pandemia, mas, do outro lado, também se tenha a preocupação com o emprego. Por isso, estamos gerando milhares de empregos em todo o Piauí com essas obras na educação, assim como aqui na Escola Estado de São Paulo, que já é uma das melhores, com um dos melhores Ideb do Piauí e do Brasil. Com essa obra, temos a condição de melhorar ainda mais a qualidade do ensino. O que está sendo feito aqui é mais do que uma reforma, são equipamentos bem planejados que permitem à escola ter o que uma boa unidade de ensino precisa ter para que o aluno tenha educação de qualidade”, disse Wellington Dias.

Para a coordenadora pedagógica, Gil Carla, a reforma e ampliação da escola é a realização de um sonho. “Temos essa necessidade, porque somos pequenos em estrutura física, mas gigantesco em estrutura humana, pois, além de mais de 800 alunos, temos 42 professores e 33 funcionários. Então, a comunidade escolar está muito satisfeita com a reforma e estamos torcendo para que em março de 2021 a escola esteja preparada para receber todos os alunos”, relatou a coordenadora.

A escola recebe alunos não só do bairro Parque Piauí, mas também de outras regiões, como o Dirceu e Cerâmica Cil e, até de outros municípios, como Nazária e Demerval Lobão. “A aprovação no Enem, em faculdades e universidades nos orgulha e nos enche de satisfação. Aprovamos, em média, 80 alunos por ano, isso é mais um motivo para que essa escola seja merecedora dessa grande reforma”, completou Gil Carla.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: