Política

Folha lista 23 crimes de responsabilidade já cometidos por Bolsonaro

Jornal também começa a aderir ao Fora Bolsonaro, depois de ter uma das peças usadas no golpe de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff

Redação

Sexta - 22/01/2021 às 07:54



Foto: REUTERS/Adriano Machado Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro

Além do jornal Estado de S. Paulo, que passou a pedir o impeachment de Jair Bolsonaro, a Folha também aderiu a esta tese. Nesta sexta-feira, a manchete principal do jornal impresso estampa que o "colapso em Manaus e a derrapada na vacinação fortalecem base jurídica para impeachment de Bolsonaro". Mais do que isso, o jornal afirma que a "pandemia da Covid soma-se a outras 22 situações em que atos do presidente são passíveis de enquadramento como crime de responsabilidade". 

>>Pressionado, Bolsonaro busca saídas para evitar hiato de até 40 dias sem vacina

>>Governo Biden avisa: Brasil não está entre as prioridades dos EUA

Ou seja: Jair Bolsonaro cometeu nada menos do que 23 crimes de responsabilidade – o que chega a ser constrangedor para uma publicação que defendeu a derrubada da ex-presidente Dilma Rousseff sem que ela tivesse cometido qualquer delito."A Folha compilou ao menos 23 situações em que Bolsonaro, em seus dois anos de governo até aqui, promoveu atitudes que podem ser enquadradas como crime de responsabilidade, e que vão da publicação de um vídeo pornográfico em suas redes sociais no Carnaval de 2019 aos reiterados apoios a manifestações de cunho antidemocrático", aponta a reportagem desta sexta-feira.

"No caso da pandemia, dos oito especialistas ouvidos pela reportagem, sete apontam a garantia social da saúde da população como a principal regra violada pelo governo. A Constituição lista em seu artigo 85 os atos do presidente que configuram crime de responsabilidade. Entre eles está os que atentam contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais —a saúde estando no último grupo", diz ainda o texto.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: