PLANO DE GOVERNO

Em evento promovido por Rejane Dias, Rafael e Wellington discutem futuro da educação do PI

Rafael Fonteles pretende dobrar o número de escolas em tempo integral e o número de matrículas da educação profissional e tecnológica


Evento discute o futuro da educação do Piauí

Evento discute o futuro da educação do Piauí Foto: Imagem enviada ao Piauí Hoje

A deputada federal e pré-candidata à reeleição, Rejane Dias (PT), promoveu na noite dessa terça-feira (19) o evento Conexão Educar, em Teresina. Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, participaram do evento e defenderam o futuro da educação no Piauí. O Piauí tem avanços significativos na educação e, no encontro, o tema foi debatido com a participação de professores, alunos e profissionais da área.

“O governo de Wellington Dias foi um divisor de águas na educação do estado. Em 2002 os professores recebiam menos de um salário mínimo e agora é acima de 4 salários, uma diferença enorme. O Bolsonaro deu 0% de reajuste aos professores federais e Wellington deu 14% de reajuste aos professores estaduais. O Piauí só tinha 60 cidades com ensino médio e Wellington levou ensino médio, técnico e superior aos 224 municípios do estado. O Piauí é, hoje, o estado com maior percentual de alunos do ensino médio fazendo técnico profissionalizante, além de ter a terceira maior nota no Ideb. Tivemos um avanço gigante nos mais diversos critérios da educação”, disse Rafael Fonteles.



O pré-candidato ao governo ainda pontuou os objetivos centrais do seu plano de governo na área da educação. “Queremos dobrar o número de escolas em tempo integral, dobrar o número de matrículas da educação profissional e tecnológica, fortalecer o programa de alfabetização na idade certa para reduzir a distorção idade-série, ampliar a oferta de cursos da UESPI e UAPI. Queremos ocupar o primeiro lugar do Nordeste no ranking do Ideb e para isso temos metas claras, objetivas e realistas para a educação”, concluiu Rafael.

Wellington Dias ressaltou o trabalho dos profissionais da educação como fundamental para os grandes resultados que o estado possui hoje.

“Toda a evolução que tivemos é desse trabalho de formiguinha que tivemos de cada um que faz a educação em todos os municípios do Piauí. Ainda temos muitos passos a dar, queremos avançar ainda mais e o time do povo é a esperança por mais evolução e fortalecimento da educação do Piauí”, afirmou.


Rejane destacou os avanços na educação do Piauí, que transformaram a realidade do estado, colocando como terceiro melhor em educação do Nordeste.

“Pegamos a secretaria em estado precário, assim como nossas escolas, além de muita dificuldade financeira e conseguimos, em pouco tempo, retomar obras que estavam paradas, criamos o Pré Enem Seduc, que tem mudado a vida de muitas pessoas. Depois veio a Uapi, que levou o Ensino Superior aos 224 municípios. A educação do Piauí nunca mais será mesma, já somos a terceira melhor em educação do Nordeste. Avançamos muito nos últimos anos na educação, mas ainda temos desafios e estamos dispostos a superá-los”, disse a deputada.

Com apoios, Rafael Fonteles tem 54% e Silvio Mendes tem 33%, diz pesquisa do Amostragem

Wellington Dias comenta sobre proposta de golpe do Bolsonaro

PT e aliados reúnem pré-candidatos para preparar as convenções partidárias

Mais um prefeito abandona partido de Ciro Nogueira para apoiar Rafael e Wellington

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: