Política

Dr. Pessoa (MDB) desbanca hegemonia tucana e é eleito prefeito de Teresina

A troca de acusações entre os candidatos foi uma constante no segundo turno

Cintia Lucas

Domingo - 29/11/2020 às 19:25



Foto: Reprodução internet Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina
Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina

Com 100% das urnas apuradas, Dr. Pessoa (MDB) foi eleito neste domingo (29) o novo prefeito de Teresina. Dr. Pessoa teve 62,31% dos votos válidos contra 37,69% de Kleber Montezuma (PSDB). O resultado não fugiu ao que mostravam as pesquisas eleitorais que apontavam para uma vantagem de pelo menos 20% de diferença entre os dois. O segundo turno na capital aconteceu com uma disputa agressiva entre as partes, união de partidos antes adversários e surpresas como o apoio de Gessy Fonseca (PSC), terceira colocada no primeiro turno. 

A troca de acusações entre os candidatos foi uma constante no segundo turno e aconteceu principalmente durante as entrevistas, nas reuniões políticas e nos programas eleitorais. Dr. Pessoa derrotou Kleber, candidato apoiado pelo atual prefeito Firmino Filho (PSDB), que estava à frente do Palácio da Cidade desde 2012.

A vitória de Dr. Pessoa começou a se desenhar ainda no primeiro turno, onde obteve 34,53% dos votos. Com uma campanha popular, onde a simplicidade foi a máxima, Pessoa chega com uma proposta de mudança. Ele já teve passagem pela Câmara Municipal de Teresina (2011-2014), foi deputado estadual entre 2015 e 2018 e candidato a governador com 20% dos votos válidos em 2018.  

Kleber era o candidato do grupo político que estava à frente da prefeitura de Teresina há três décadas. Sem experiência no legislativo, Kleber foi secretário de Educação da capital durante a atual gestão de Firmino Filho e também ocupou outras pastas em mandatos tucanos como Habitação e Assistência Social.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: