ELEIÇÃO

Deputado Limma vence Franzé Silva e é eleito presidente do PT no Piauí

Eleição para escolher o presidente estadual do partido aconteceu de forma virtual nesta sexta-feira (24)


Deputados participam de live com a imprensa piauiense após votação

Deputados participam de live com a imprensa piauiense após votação Foto: Montagem Piauihoje.com

O deputado estadual Francisco Limma venceu a eleição interna e agora é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí (PT-PI). Dos 61 votantes, Limma obteve maioria expressiva com 40 votos a seu favor e 16 votos favoráveis ao deputado estadual Franzé Silva. O pleito ocorreu nesta sexta-feira (24) de forma virtual e registrou cinco abstenções da corrente Articulação de Esquerda (ADE) ligada ao vereador Dudu.

Limma assume com a missão de suceder o ex-deputado federal Assis Carvalho, que faleceu vítima de um infarto na tarde do último dia 5 de julho, deixando a presidência da agremiação em aberto. Limma, que era o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí, cargo que transmitiu ao deputado Francisco Costa no início deste ano, integra a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a qual também pertencia Assis.

"É uma honra muito grande, nunca fui dirigente de diretório, nem municipal, nem estadual, agora estou no nacional e no estadual. O PT sempre teve debates internos e isso dá muita vida ao partido, ajuda a militância a ter uma participação. O desafio maior é unificar o partido nesse momento. Serei presidente de todas as forças e tendências do meu partido", comentou o novo presidente.

O secretário-geral do partido, João Pereira, disse que "o resultado é super importante para esse momento do nosso partido e fortalecimento da democracia interna, foi obedecido todo o estatuto, todo nosso regimento".

Limma também informou que quase o PT terá cerca de 100 pré-candidatos a prefeitos e quase dois mil pré-candidatos a vereadores no Piauí. 

Os petistas participam de live com jornalistas do Piauí após o fim da votação. O deputado Franzé Silva, da corrente Resistência Socialista, parabenizou o companheiro de partido e acredita que pesou a favor de Limma o fato de que ele está a mais tempo no parlamento e ter participado de duas campanhas ao lado de Assis Carvalho. Mostrando que o partido segue unido após o pleito, Franzé está secretário de finanças do PT-PI. Limma estará à frente do partido até setembro de 2023.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: