Política

ELEIÇÕES

Convenção do UP vai confirmar Santiago Belizário como candidato à Prefeitura de Teresina

Com 31 anos, será o candidato mais jovem a concorrer ao cargo no Palácio da Cidade

Da Redação

Quarta - 24/07/2024 às 11:22



Foto: Divulgação Santiago Belizário e Dara Dalila, pré-candidatos à prefeito e vice-prefeita, respectivamente
Santiago Belizário e Dara Dalila, pré-candidatos à prefeito e vice-prefeita, respectivamente

A convenção eleitoral que deve ratificar os nomes dos pré-candidatos à Prefeitura de Teresina do partido Unidade Popular (UP) será realizada nesta quarta-feira, 24 de julho, às 18h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do Piauí (SINTRAJUFEPI).

O partido político mais novo a disputar as eleições de 2024 no Brasil, o UP vai confirmar sua chapa majoritária, composta por Santiago Belizário e Dara Dalila, pré-candidatos à prefeito e vice-prefeita, respectivamente.

Santiago é uma jovem liderança do movimento por moradia em Teresina. Iniciou sua trajetória política no Movimento Estudantil, onde foi presidente do Centro Acadêmico de História e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí.

“Iniciei no movimento estudantil, com passagem pelo movimento sindical quando estava trabalhando no setor de Telecomunicações e atualmente faço parte do Movimento de luta nos bairros, vilas e favelas (MLB) que luta por moradia digna e pela reforma urbana”, explica.

Com 31 anos, Santiago é também o candidato mais jovem nessas eleições e, com isso, busca atender aos anseios dos mais de 202 mil jovens (entre 15 e 29 anos) que habitam a capital do Piauí em péssimas condições de acesso à transporte, saúde, educação, moradia, esporte, cultura e lazer.

“Nasci em Fortaleza, mas moro no Piauí há quase 25 anos, quase metade desse tempo morando em Teresina. Minha família tem, como muitas daqui, raízes no Maranhão e no Piauí. Sou técnico em Agropecuária e Graduando em História pela UFPI”, conta Santiago.

Na chapa majoritária, a Unidade Popular deve ratificar o nome de Dara Neto, mulher negra e liderança do movimento de mulheres, como candidata à vice-prefeita. Dara tem atuado fortemente na construção de políticas públicas para as mulheres de Teresina, em especial atuando junto às mulheres negras e periféricas.

Além da chapa majoritária, a UP deve lançar ainda dois jovens candidatos à Câmara de Vereadores. Rodrigo Henrique é líder estudantil e estudante de contabilidade, atuando atualmente na Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico. Thais Dias, atual presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular em Teresina, fecha as candidaturas da UP. Mulher negra, liderança do Movimento Estudantil da Universidade Federal do Piauí, Thais tem sido uma voz ativa na luta em defesa da educação e dos direitos sociais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: