Política

AVALIAÇÃO

Bancada do PT na Alepi discute LOA e diz que o partido saiu das urnas fortalecido

O Partido dobrou o número de prefeitos no estado e vai garantir da Lei Orçamentária recursos para áreas sociais e produtivas

Por Luiz Brandão

Quarta - 23/10/2024 às 16:24



Foto: Assessoria do parlamentar Bancada estadual do PT faz avaliação das eleições municipais
Bancada estadual do PT faz avaliação das eleições municipais

A bancada de deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí reuniu-se na manhã desta quarta-feira (23.10), na Assembleia Legislativa, para analisar os resultados das eleições municipais e debater a Lei Orçamentária Anual (LOA), que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí e será votada até o final do ano.

Segundo o deputado Francisco Limma, que participou da reunião, disse que, em relação às eleições municipais de 2024, a bancada destacou o fortalecimento do PT no estado. "O partido não apenas aumentou sua votação em mais de 400 mil votos em comparação com o pleito de 2020, mas também dobrou o número de prefeituras conquistadas", explica o parlamentar.

Nas eleições do dia 6 de outubro de 2024, o PT elegeu, ao todo, 50 prefeitos e prefeitas, além da conquista de 522 vagas nas câmaras municipais. "O PT foi o partido mais fortalecido nas eleições de 2024, consolidando nossa presença em diversas cidades do estado", destacou o deputado Limma. 

Limma informou ainda que, durante a reunião, também foi abordada discussão sobre a Lei Orçamentária de 2025, com foco em áreas sociais e produtivas. Segundo ele, a bancada decidiu realizar um encontro específico com as Secretarias de Planejamento e Fazenda (Seplan e Sefaz) para detalhar os orçamentos de cada área. 

"O objetivo é "fortalecer a área social, as áreas produtivas e as áreas estratégicas presentes no plano de governo do petista Rafael Fonteles", disse.

Para o deputado Limma, a avaliação da bancada do partido na Assembleia é de que o crescimento expressivo nas prefeituras e nas câmaras municipais consolida sua força política do PT e influencia diretamente as discussões orçamentárias no estado.

Ausentes 

Dos 13 deputados estaduais do PT epenas dois não participaram da reunião: Vinícius Kalume e Janaína Marques. Não estiveram no encontro por ambos estão viajando, segundo informou o deputado Limma.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<