Polícia

Presos suspeitos de fraudar benefícios assistenciais ao idoso

Os mandados ocorreram em Teresina, José de Freitas e Timon

Alinny Maria

Terça - 08/06/2021 às 08:37



Foto: Polícia Federal Dinheiro apreendido
Dinheiro apreendido

A  Operação Réplica foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (08/06) com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada na realização de fraudes em benefícios assistenciais ao idoso. No total, foram cumpridos  nove mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Teresina, José de Freitas e Timon (MA).

Segundo a PF, as investigações apontaram que foram identificados 34 benefícios assistenciais com indícios de fraude, os quais já causaram um prejuízo efetivo ao INSS no montante de aproximadamente R$ 2,1 milhões. Todos os mandados todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI

A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas a 40 CPFs envolvidos nas fraudes identificadas, bem como foi determinada a suspensão judicial de 34 benefícios assistenciais irregulares.

Um dos investigados faz uso da tornozeleira eletrônica. Na ação foram apreendidos bastante dinheiro, cujo o valor ainda não foi contabilizado. Também foram apreendidos veículos dos envolvidos. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa (Art. 288 do Código Penal), Estelionato Majorado (Art. 171, § 3º do Código Penal); Falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal) e Uso de Documento Falso (Art. 304 do Código Penal).

O nome da Operação decorre do fato de um dos investigados ter suas fotografias replicadas em diversos documentos de identificação, passando-se por pessoas inexistentes.

Aguarde mais informações!


Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: