ENTREVISTA
Malu Barreto
21 de maio de 2026 às 12:25 ▪ Atualizado há 1 hora
Durante entrevista ao jornalista Luiz Brandão, no Portal Piauí Hoje, o governador Rafael Fonteles (PT) analisou os indicadores econômicos do estado e anunciou uma projeção histórica para a economia piauiense. Após registrar um Produto Interno Bruto (PIB) na casa dos R$ 80,9 bilhões no primeiro ano de sua gestão, em 2023, o chefe do Executivo estadual garantiu que o estado mudou de patamar financeiro.
“Na verdade, ele vai atingir um número superior a R$ 100 bilhões. Vamos ultrapassar essa marca histórica”, adiantou o governador, demonstrando o ritmo acelerado de crescimento da atividade produtiva local.
Fonteles contextualizou que o avanço econômico não é um fenômeno isolado, mas o reflexo de uma política de desenvolvimento continuada. Ele relembrou que, historicamente, o estado vem mantendo uma performance acima da curva regional e nacional.
“O Piauí continua crescendo e, a bem da verdade, desde o governo Wellington Dias, o Piauí cresce acima da média do Nordeste, acima da média do Brasil. Se você pegar o histórico dos últimos 20 anos, nós estamos entre os três estados do Brasil com o maior crescimento do PIB”, argumentou o gestor, defendendo o indicador como um termômetro essencial para a atração de investimentos.

Apesar da relevância do PIB, o matemático e governador ressaltou que a principal obsessão de sua equipe técnica reside na distribuição real dessa riqueza para a população. Para ele, o crescimento econômico só é válido quando se traduz em bem-estar social nas pontas.
“Não é um indicador único, mas é um indicador importante, porque o crescimento econômico de um Estado se reflete na renda das famílias. Mas o que nós queremos é, além de crescer economicamente de maneira acelerada, fazer a distribuição adequada dos recursos gerados para todo o povo do Piauí, melhorando a renda média das famílias. Isso, para mim, é o principal indicador”, explicou.
Nesse quesito, Fonteles apresentou dados de evolução social para confrontar o antigo estigma de subdesenvolvimento que cercava o território piauiense. O governador revelou que o Piauí já superou seis estados do Nordeste e algumas unidades da Federação na região Norte, posicionando-se atualmente no top 3 das melhores rendas médias familiares da região. Ele trouxe um resgate comparativo com as décadas passadas para ilustrar a velocidade dessa transformação estrutural.
“Brandão, você que acompanha o Piauí há muito tempo, há 40 anos atrás, 30 anos atrás, o Piauí tinha uma renda média das famílias piauienses em torno de 30% da renda média nacional, e hoje chega a 70%”, comparou.
O governador reconheceu que o cenário ainda exige cautela e muito trabalho, mas pontuou que o destino está traçado. “Ainda estamos abaixo da renda média nacional, mas o caminho demonstra de maneira clara que, muito em breve, em poucos anos, nós vamos chegar à média nacional. Ou seja, não somos o patinho feio e muito menos estamos nas últimas posições”, concluiu Fonteles.
ASSISTA O TRECHO DA ENTREVISTA
ACIDENTE
VIOLÊNCIA
LAVAGEM DE DINHEIRO
TROTE
CRIME NO LITORAL
CORRUPÇÃO MILIONÁRIA