MONITORAMENTO BALNEÁRIO XIXÁ
Da Redação
26 de junho de 2026 às 16:54 ▪ Atualizado há 2 horas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está instalando poços de monitoramento no Balneário Xixá, em Bertolínia, como parte das ações após o acidente ambiental ocorrido em março deste ano. A iniciativa possibilitará a coleta regular de amostras de água subterrânea para avaliar potencial contaminação por agrotóxicos.
Após o acidente, equipes realizaram trabalhos iniciais de contenção e análise de solo e água superficial. A Semarh, junto com a empresa responsável, prosseguiu com a instalação dos poços, permitindo um acompanhamento técnico contínuo da água subterrânea.
O gerente de Fiscalização da Semarh, Renato Nogueira, afirma que este monitoramento é crucial para garantir um diagnóstico preciso da área. “Esses poços vão detectar a qualidade da água ao longo do tempo e verificar a eficácia das medidas de remediação”, explica.
O Balneário Xixá está interditado por ordem da Semarh, que também proibiu, preventivamente, atividades como banho, pesca e consumo de alimentos do local. A empresa responsável foi instruída a sinalizar a área, alertando sobre a interdição e possíveis riscos.

Entenda o caso
Em 6 de março de 2026, um caminhão com mais de 26 mil litros de defensivos agrícolas tombou na BR-135, no Balneário Xixá. O acidente, que resultou na morte do motorista, causou derramamento no Riacho Esfolado, gerando mortandade de peixes e mobilizando órgãos ambientais para monitorar e restaurar o local.
Fonte: Governo do Piauí - Notícias
LUTO
Mediação de Conflitos Fundiários
ISENÇÃO DE PEDÁGIO
Inaugurações no Piauí
DENÚNCIA
INVESTIMENTO