Municípios

Força Tarefa aguarda recursos de Prefeitura para retirar óleo da Praia de Atalaia

Praia está imprópria para banhos e SEMAR pede que banhistas procurem outras praias do litoral piauiense durante o feriado prolongado

Valciãn Calixto

Sexta - 15/11/2019 às 17:38



Foto: Ascom Semar Manchas de óleo encontradas na Praia de Atalaia, localizada no município de Luís Correia, litoral do Piauí
Manchas de óleo encontradas na Praia de Atalaia, localizada no município de Luís Correia, litoral do Piauí

Em áudio enviado à redação do Piauihoje.com, o gerente de Fiscalização da SEMAR, Renato Nogueira, informou que aguarda recursos da Prefeitura de Luis Correia para iniciar a remoção das manchas de óleo encontradas na Praia de Atalaia na última quinta-feira (15). O fato obrigou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos interditar a praia por estar imprópria para banhos.

“A limpeza já está sendo providenciada pela Prefeitura de Luís Correia, órgão responsável por efetuar a limpeza da praia. Mas a SEMAR, assim como a Capitania dos Portos estão prontas para iniciar o trabalho. Até fuzileiros navais estão na Força Tarefa criada para essa limpeza. Tão logo os recursos necessários para esse tipo de limpeza cheguem, será iniciado o processo de limpeza”, explicou.

Óleo coletado em praia do Piauí

Ainda segundo o gerente Renato, os órgãos de fiscalização das praias aguardam até domingo (16), para a adoção de novas medidas.

“Amanhã a gente espera uma nova resposta da maré para entender como o cenário se comporta, não dá para prever quando a praia vai ser liberada ou se outras praias vão ser atingidas, ela [maré] pode está trazendo [o óleo] de um lugar que a gente não vê, assim como ela mesma pode fazer o recolhimento disso posteriormente”, comentou.

Segundo Renato Nogueira, as manchas foram encontradas flutuando na água e paradas na areia da praia.

“São manchas pequenas, em alguns pontos pequenas e em outros pontos maiores, elas estão flutuando na água e em caso de contato com alguma pessoa pode levar a algumas reações alérgicas e sintomas que causem desconforto”, declarou.

A medida de declara a praia imprópria para banho está respaldada através de uma resolução do Conama, de número 274/2000.

“A SEMAR toma essa ação preventivamente para evitar que alguém se contamine ou sofra um dano maior. Sabemos que estamos em um período de final de semana prolongado, quando muitas pessoas se dirigem ao litoral, mas existem outras opções e outras praias no litoral piauiense. Se algum banhista encontrar alguma mancha em outra praia, por favor, comunique a Semar, a algum órgão como Ibama, Capitania dos Portos do Piauí para que possa ser feita a limpeza”, solicita.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: