Municípios

Rios Longá e Marathaoan atingem cota de inundações e famílias ficam desabrigadas

Barras e Esperantina, no Norte do Estado, apresentam vários pontos de alagamentos e 11 famílias já estão desabrigadas

Alinny Maria

Terça - 10/03/2020 às 15:06



Foto: Moradores de Barras Bairros alagados em Barras
Bairros alagados em Barras

Os rios Longá e Marathaoan atingiram as cotas de inundações e provocaram alagamentos nas cidades de Esperantina e Barras, Norte do Piauí, segundo o Boletim do Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) divulgado nesta terça-feira (10). . São mais de 50 famílias localizadas em áreas de risco. Em Esperantina há registro de 11 famílias desabrigadas. 

De acordo com o CPRM, o rio Longá elevou 65 centímetros nas últimas 24 horas, registrando a cota de 7,75 metros às 11h45 de hoje. A previsão é que nas próximas 8 horas, o rio atinja  a cota em de 8,11 metros, o que representa 71 centímetros acima da cota de inundação, que é de 7,40 metros.

O secretário Estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela, disse que além de Barras e Esperantina, também estão em situação de alerta as cidades de Batalha e Luzilândia. Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já foram enviadas para as duas cidades para dar suporte às instancias municipais. 

O secretário não confirmou o número total de desabrigados, pois ainda está sendo feito um levantamento. Os moradores atingidos com o alagamento foram levados para alojamentos feitos nas escolas e prédios públicos.

O rio Marathaoan, em Barras, aumentou 47 centímetros nas últimas 24 horas, onde foi registrada a cota de 4,58 metros às 13h45 de hoje. A previsão é de atingir a cota em torno de 4,76 metros nas próximas 8 horas, portanto 56 cm acima da cota de inundação, que é de 4,20 metros.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: