FENÔMENO ATÍPICO
Por Luiz Brandão
15 de julho de 2026 às 12:43 ▪ Atualizado há 1 hora
As fortes chuvas que atingem o Piauí desde a terça-feira (14) já deixaram um rastro de estragos em diversas cidades, com destaque para Floriano, onde o muro da Escola Municipal Odorico Castelo Branco, inaugurado há apenas oito dias, não resistiu ao volume de precipitação e desabou. O temporal continua nesta quarta-feira (15) e a previsão indica que a instabilidade climática deve persistir até está quinta-feira (16).
A cidade de Floriano é uma das mais atingidas pela chuva nesse fenômeno atípico. Lá, o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas chegou a 130 mm, volume considerado excepcional para a região. A força da água foi tamanha que provocou o desabamento do muro da unidade de ensino recém-construída, deixando a população em estado de alerta.
O município de Francisco Ayres também registrou números expressivos, com 101,4 mm de precipitação no mesmo período, causando a elevação do nível do Rio Canindé e alagando a área onde ocorrem os festejos da cidade.
Fenômeno climático atípico
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as chuvas intensas são consequência da atuação de uma frente fria no Oceano Atlântico, que está canalizando a umidade vinda da Amazônia.
"Essas chuvas foram provocadas por uma frente fria que atua no Oceano Atlântico, próxima ao Piauí. O sistema traz muita umidade, potencializada pela umidade da Amazônia, favorecendo um transporte significativo de umidade", explicou a especialista.
Teresina também é afetada
A capital Teresina, localizada na região Centro-Norte, não escapou da instabilidade. Nesta quarta-feira (14), a cidade amanheceu com chuviscos em algumas áreas e céu encoberto, com previsão de mais precipitações isoladas para a tarde e noite. Apesar da intensidade menor comparada ao interior, o fenômeno reforça o caráter atípico do evento climático.
Cidades em alerta
Cidades como Amarante, Uruçuí e Pedro Laurentino, na região Oeste, continuam registrando fortes chuvas ao longo do dia. A Defesa Civil monitora os municípios e já encaminhou os dados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A tendência é de que a instabilidade climática continue ativa sobre o território piauiense, com previsão de chuvas significativas até quinta-feira (16), principalmente na região mais a oeste do estado, em municípios que fazem divisa com o Maranhão.
"Essa condição deve permanecer. Segue o alerta para a população que, entre os dias 15 e 16, chuvas significativas devem acontecer, principalmente na região mais a oeste do estado", complementou Sônia Feitosa.
Contraste climático
Enquanto o Oeste, Sudoeste e Centro-Norte enfrentam fortes chuvas, áreas mais distantes ao Leste e Sudeste, como Picos e Paulistana, permanecem com características de tempo seco e altas temperaturas, evidenciando a diversidade climática do estado.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco e acompanhar os comunicados oficiais. Em caso de emergência, os moradores devem acionar os órgãos de proteção e defesa civil de seus municípios.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 76 municípios do Piauí, incluindo a capital Teresina.
Orientações à população
Durante o período de instabilidade, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é orientado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Os municípios piauienses incluídos no aviso são:
Agricolândia;
Água Branca;
Amarante;
Angical do Piauí;
Antônio Almeida;
Aroazes;
Aroeiras do Itaim;
Arraial;
Barra D'Alcântara;
Barro Duro;
Bocaina;
Cajazeiras do Piauí;
Canavieira;
Colônia do Piauí;
Curralinhos;
Dom Expedito Lopes;
Elesbão Veloso;
Floresta do Piauí;
Floriano;
Francinópolis;
Francisco Ayres;
Francisco Santos;
Geminiano;
Guadalupe;
Hugo Napoleão;
Inhuma;
Ipiranga do Piauí;
Itainópolis;
Itaueira;
Jardim do Mulato;
Jerumenha;
Lagoa do Sítio;
Lagoinha do Piauí;
Landri Sales;
Marcos Parente;
Miguel Leão;
Monsenhor Gil;
Monsenhor Hipólito;
Nazaré do Piauí;
Nazária;
Novo Oriente do Piauí;
Oeiras;
Olho D'Água do Piauí;
Palmeirais;
Paquetá;
Passagem Franca do Piauí;
Picos;
Pimenteiras;
Pio IX;
Porto Alegre do Piauí;
Prata do Piauí;
Regeneração;
Santa Cruz do Piauí;
Santa Cruz dos Milagres;
Santana do Piauí;
Santa Rosa do Piauí;
Santo Antônio de Lisboa;
Santo Antônio dos Milagres;
Santo Inácio do Piauí;
São Félix do Piauí;
São Francisco do Piauí;
São Gonçalo do Piauí;
São João da Canabrava;
São João da Varjota;
São José do Peixe;
São José do Piauí;
São Luis do Piauí;
São Miguel da Baixa Grande;
São Miguel do Tapuio;
São Pedro do Piauí;
Sebastião Leal;
Sussuapara;
Tanque do Piauí;
Teresina;
Uruçuí;
Valença do Piauí;
Várzea Grande;
Wall Ferraz.

Fonte: Semarh/Inmet
SALVOU A PRÓPRIA VIDA
INMET
AGRESSÃO
AFOGAMENTO
CLIMA
VISTORIA