Municípios

IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco transfere bispo de Campo Maior para diocese de Cajazeiras, na Paraíba

Após nove anos atuando na diocese de Campo Maior, Dom Francisco vai voltar ao estado onde nasceu

Da Redação

Quarta - 09/04/2025 às 10:07



Foto: Autoria desconhecida Dom Francisco de Assis
Dom Francisco de Assis

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (9), Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Atualmente, Dom Francisco de Assis está à frente da Diocese de Campo Maior, no Norte do Piauí. A informação foi divulgada pelo canal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Francisco passou atuar na Diocese de Campo Maior em 2017.O religioso também é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, que representa as dioceses piauienses.

A posse de dom Francisco de Assis em Cajazeiras será em junho deste ano. A data ainda será marcada.  Enquanto isso, a Diocese de Campo Maior ficará vacante até que o Papa Francisco nomeie um novo bispo. 

Enquanto isso, Diocese de Campo Maior deverá ficar a comando de algum padre da região.

Biografia

Natural da cidade de Esperança (PB), Francisco de Assis Gabriel dos Santos nasceu em 5 de fevereiro de 1968. Religioso da Congregação do Santíssimo Redentor, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE), e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.

Em 2017, atuando como vice-provincial dos Redentoristas em Recife (PE) e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho. Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste 4 desde 2019.

Fonte: Com informações da CNBB

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<