Municípios

PADRE QUER MUDAR

Moradores de Piripiri impedem que padre retire estátua de São Francisco da Igreja matriz

Comunidade buscou o Ministério Público que recomendou a preservação da imagem

Da Redação

Sábado - 04/10/2025 às 13:07



Foto: MPPI Estátua de São Francisco de Assis está instalada em frente a Igreja Matriz de Piripiri
Estátua de São Francisco de Assis está instalada em frente a Igreja Matriz de Piripiri

Uma polêmica movimenta a cidade de Piripiri em torno da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A comunidade buscou a  3ª Promotoria de Justiça e se posicionou contra a intenção do pároco, Frei Antônio Leandro, de remover a tradicional estátua de São Francisco instalada em frente ao Largo Nossa Senhora dos Remédios há mais de 20 anos. A Igreja Matriz de Piripiri é tombada como patrimônio municipal.

Os moradores demonstraram insatisfação com intervenções recentes no local, alegando que a estátua possui grande valor espiritual, histórico e cultural, sendo parte da memória coletiva da população. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) abraçou o pedido da comunidade e expediu uma notificação ao pároco Frei Antônio Leandro, recomendando que ele garanta a preservação do patrimônio histórico da Igreja e de seu entorno.

O documento refutou as justificativas apresentadas pelo pároco para a mudança, incluindo o argumento de que a remoção daria maior visibilidade às celebrações. A recomendação do MPPI exige que o pároco se abstenha de promover qualquer modificação que interfira no conjunto arquitetônico ou em seu entorno.

O promotor Nivaldo Ribeiro reforçou que a legislação do patrimônio histórico-cultural deve garantir a máxima proteção, assegurando a preservação "não apenas da Igreja Matriz em si, mas de todo o complexo a ela vinculado, incluindo o conjunto urbanístico e paisagístico". 

O documento sugere ainda que os recursos que seriam usados na transferência da estátua sejam, em vez disso, aplicados na sua restauração, alertando que a remoção aumentaria o risco de danos estruturais à obra. A estátua foi concebida pelo artista Deoclécio Soares Diniz, o "Mestre Bibi".

O pároco foi notificado para se manifestar sobre o acatamento da recomendação e informar as providências adotadas. O MP advertiu que o descumprimento pode levar à adoção de medidas judiciais cabíveis.

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: