Municípios

Mistério: morte de centenas de pássaros intriga moradores de Milton Brandão

As aves foram encontradas mortas às margens de rios no Norte do Piauí

Da Redação

Quinta - 28/07/2022 às 12:15



Foto: Portal P2 Morte de pássaros na zona rural de Milton Brandão preocupa moradores
Morte de pássaros na zona rural de Milton Brandão preocupa moradores

Moradores da zona rural de Milton Brandão, no Norte do Piauí, estão intrigados com o mistério que envolve a morte de centenas de pássaros. O fenômeno ocorre principalmente na localidade Bom Princípio.

Ainda não se sabe o que tem provocado a morte em massa das aves, se é alguma doença ou condições climáticas. As mortes passaram a ser notadas há 15 dias em uma região que fica a 10 km de distância da sede da cidade. Centenas de pássaros foram achados mortos às margens do rios Catanduva, Jaburu e Capivara. 

Segundo relatos de moradores, os primeiros animais que foram encontrados mortos na mata foram os columbídeos (pombas), recentemente outras espécies, como juriti e columbina (rolinha), também foram atingidas e são encontrados mortos com facilidade.

Há suspeita de que os pássaros tenham bebido a água dos rios e morrido em seguida ao tentar levantar voo. Os moradores relatam que as aves perdem o equilíbrio e ficam se tremendo.

O número de animais mortos é incalculável e os moradores afirmam nunca viram nada parecido. Eles se preocupam com o futuro das espécies na região, além disso, as localidades próximas ainda utilizam técnicas de caça e pesca para a sobrevivência e a falta de respostas para este fenômeno vem assustando as comunidades.  A região fica nas proximidades do local dos grandes incêndios registrados em setembro do ano passado.

Fonte: Com informações do Portal P2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: