Moradores da zona rural de Milton Brandão, no Norte do Piauí, estão intrigados com o mistério que envolve a morte de centenas de pássaros. O fenômeno ocorre principalmente na localidade Bom Princípio.
Ainda não se sabe o que tem provocado a morte em massa das aves, se é alguma doença ou condições climáticas. As mortes passaram a ser notadas há 15 dias em uma região que fica a 10 km de distância da sede da cidade. Centenas de pássaros foram achados mortos às margens do rios Catanduva, Jaburu e Capivara.
Segundo relatos de moradores, os primeiros animais que foram encontrados mortos na mata foram os columbídeos (pombas), recentemente outras espécies, como juriti e columbina (rolinha), também foram atingidas e são encontrados mortos com facilidade.
Há suspeita de que os pássaros tenham bebido a água dos rios e morrido em seguida ao tentar levantar voo. Os moradores relatam que as aves perdem o equilíbrio e ficam se tremendo.
O número de animais mortos é incalculável e os moradores afirmam nunca viram nada parecido. Eles se preocupam com o futuro das espécies na região, além disso, as localidades próximas ainda utilizam técnicas de caça e pesca para a sobrevivência e a falta de respostas para este fenômeno vem assustando as comunidades. A região fica nas proximidades do local dos grandes incêndios registrados em setembro do ano passado.
Fonte: Com informações do Portal P2