Municípios

Justiça anula registro de candidaturas de quatro conselheiros tutelares em Parnaíba

Segundo o Ministério Público, os quatro violaram o edital e obtiveram vantagens usando o nome de políticos em favor de suas candidaturas

Alinny Maria

Segunda - 13/01/2020 às 17:58



Foto: MPPI Ministério Público do Estado do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí

Quatro conselheiros tutelares identificados como Maria Vanuza Nascimento Silva, Frank da Silva Santos, Ana Cristina Soares de Souza e Aloísio de Moraes Cunha Filho, tiveram o registro de candidatura anulados no município de Parnaíba, no litoral do Piauí. O motivo, segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), é que os quatro violaram o edital de eleição 2019, que proíbe a vinculação a candidatos ou partidos políticos.

 A decisão se deu após  3ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba conceder liminar a ação civil pública do Ministério Público do Piauí, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba. Ainda segundo o MPPI, os citados receberam vantagens usando o nome de políticos em favor da sua candidatura.

"Vale salientar que o pedido de voto por parte de pessoa reconhecidamente política e até mesmo indicação de candidato ao cargo de Conselheiro Tutelar e sites de relacionamento é a prova de que há sim uma ligação entre o candidato e o político. Ninguém faz pedido de voto sem que a pessoa a quem o pedido é destinado não seja do seu círculo íntimo ou de interesse até mesmo político, por isso, é totalmente descabida a defesa apresentada pelos demandados de que não sabiam dos pedidos de votos por parte dos políticos", ressalta o promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante.

O órgão ministerial ainda pediu a exclusão definitiva dos requeridos do rol de candidatos e que vedada a sua nomeação pelo município. Caso já empossados na decisão final, que fosse determinada a anulação dos atos de nomeação e posse.

Fonte: Com informações do MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: