
Uma operação integrada coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) conseguiu controlar, neste domingo (28), os incêndios que atingiam áreas do município de São Raimundo Nonato, no Sudeste do estado. A ação mobilizou diversas instituições estaduais, federais e municipais, com apoio terrestre e aéreo, garantindo a preservação da biodiversidade e a proteção das comunidades locais.
De acordo com o coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP-PI e responsável pela iniciativa, a área mais afetada foi a Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, próxima aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.
“Diversas instituições estiveram presentes, demonstrando que o trabalho em conjunto, a parceria e a harmonia entre os órgãos foram fundamentais para combater o incêndio com êxito”, destacou.
No total, 60 brigadistas participaram diretamente, atuando em diversas frentes:
- 13 de São Raimundo Nonato;
- 6 de Jurema do Piauí;
- 5 do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca;
- 36 do ICMBio, sendo 23 de Caracol e 13 de São Raimundo Nonato.
Além disso, houve o apoio de três bombeiros militares e oito policiais do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER/PM-PI).
A estrutura utilizada no combate contou com nove veículos do ICMBio, duas picapes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), uma picape do Corpo de Bombeiros (CBMEPI), 12 caminhões-pipa da Defesa Civil, dois caminhões-pipa da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), três veículos da Prefeitura de São Raimundo Nonato, um trator e um helicóptero.
Em solo, a liderança ficou a cargo do capitão William Borgea, do Corpo de Bombeiros, com apoio de Shandallyê Araújo, coordenador de Treinamento de Brigadas Florestais da Semarh. A Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também esteve presente na operação.
Fonte: Corpo de Bombeiros