Municípios

Agespisa e Polícia montam ação e retiram ligações clandestinas na adutora de Piaus

Quatro pessoas foram detidas durante a operação.

Redação

Segunda - 28/09/2020 às 21:14



Foto: Divulgação Fiscalização
Fiscalização

A Agespisa teve que recorrer novamente à força policial para combater o roubo de água na adutora de Piaus, que abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras e Pio IX, estendendo-se por 111 quilômetros. Sob a coordenação da Gerência de Picos, a Agespisa realizou a operação na última sexta-feira, 25, e no sábado, 26.

Ao todo, foram eliminados 13 desvios, sendo sete de grande porte, no trecho entre as cidades de Fronteiras e Pio IX. As ligações clandestinas foram detectadas em tubulações de 25, 32 e 60 mm e eram feitas diretamente na adutora.

Quatro pessoas foram detidas durante a operação. A água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim, barreiros e ainda uma granja.

O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência e sempre com o apoio da Polícia. Desta vez, a operação foi comandada pelo capitão Gilson Medeiros, da Polícia Militar de Fronteiras. Com a retirada das ligações clandestinas, o abastecimento de água já melhorou de forma significativa, principalmente nas cidades de Fronteiras e Pio IX.

"É um trabalho arriscado, mas essencial para melhorar o abastecimento de água. Em São Julião, recebemos ameaças durante os trabalhos de eliminação das ligações irregulares. Em Pio IX, encontramos, inclusive, bomba de água no esquema de desvio para um açude", informa o gerente da Unidade de Negócios de Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho.

Fonte: ASCOM AGESPISA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: