Mundo

Descoberta de gás no Irã

Irã descobre reservatório com mais de 212 bilhões de m³ de gás

Campo gasífero na província de Fars pode reduzir custos de operação, segundo ministro.

Da Redação

24 de agosto de 2026 às 12:55 ▪ Atualizado há 3 horas

Ver resumo
  • O Irã descobriu um grande reservatório de gás no sul da província de Fars, com mais de 212,4 bilhões de metros cúbicos.
  • Estima-se a extração de 5,7 bilhões de pés cúbicos, melhorando a produção nacional.
  • Antes da guerra, o Irã produzia cerca de 650 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
  • A infraestrutura energética foi prejudicada por conflitos e sanções.
  • O Irã planeja restaurar 100 milhões de metros cúbicos da produção diária nos próximos meses.
  • O gás descoberto é "doce", reduzindo custos de operação.

Agência Brasil Irã descobre reservatório com mais de 212 bilhões de m³ de gás

O Irã anunciou a descoberta de um reservatório com mais de 212,4 bilhões de metros cúbicos de gás no sul da província de Fars, de acordo com Mohsen Paknejad, ministro do Petróleo, citado pela mídia estatal neste domingo (23).

Com uma taxa de recuperação estimada, Paknejad afirmou que será possível extrair aproximadamente 5,7 bilhões de pés cúbicos de gás desse campo, o que pode contribuir significativamente para a produção nacional.

Antes da recente guerra, o Irã produzia cerca de 650 milhões de metros cúbicos de gás por dia, correspondente a aproximadamente 8,4 trilhões de pés cúbicos anualmente.

A infraestrutura energética do Irã foi danificada durante conflitos com Israel e os Estados Unidos, e o país continua enfrentando sanções propostas pelo governo americano, que agravam sua situação econômica.

Durante conversas recentes, foi mencionado que o Irã espera restaurar 100 milhões de metros cúbicos diários de capacidade de produção de gás natural nos próximos meses. Esse aumento surge após uma redução de 230 milhões de metros cúbicos por dia desde o início dos conflitos.

Paknejad destacou que o gás descoberto é "doce", o que significa que os custos de desenvolvimento e operação serão menores.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil