Geral

TRANSFOBIA

Vigilante é afastada por proibir mulheres trans de usar banheiro feminino; vídeo

O episódio ocorreu nesta semana no evento Cidade Junina, no Shopping Rio Poty

Da Redação

Sábado - 17/06/2023 às 11:27



Foto: Reprodução Mulheres trans foram impedidas de usar banheiro químico no Cidade Junina
Mulheres trans foram impedidas de usar banheiro químico no Cidade Junina

Uma vigilante identificada apenas como Joelma foi afastada de seu trabalho após um episódio polêmico ocorrido no Cidade Junina, evento que acontece no Shopping Rio Poty, na zona Norte de Teresina, no dia 15 de junho deste ano. A vigilante está sendo acusada de praticar transfobia contra mulheres transsexuais que tentaram utilizar o banheiro coletivo no evento.

De acordo com vídeos gravados pelas mulheres trans, a vigilante impediu que elas usassem o banheiro feminino, direcionando-as para o banheiro masculino. Não se sabe se a atitude partiu da própria vigilante ou se ela foi instruída pela empresa na qual presta serviços a agir assim.

Em nota, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informou que a vigilante responsável por praticar transfobia foi afastada do Cidade Junina. A decisão se deu após a realização de uma reunião entre a diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+, Joseane Borgens, e a organizadora do Cidade Junina, Izete Rodrigues. 

"A equipe da Sasc fez atendimento às vítimas e está aguardando os desdobramentos do caso, a fim de garantir todos os direitos das pessoas LGBTQIA+", diz a nota.

Nota na íntegra:


Vídeos:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: